O curso de licenciatura em Matemática da Universidade Franciscana proporciona uma formação de professores que aliam o saber matemático e o saber pedagógico no exercício profissional competente, empreendedor, humano, ético e globalizado. Nesta área estudam-se conceitos de álgebra, análise matemática, estatística, física, geometria, informática na educação e fundamentos da matemática.
Durante a trajetória acadêmica, deve haver uma articulação forte entre o saber matemático e o saber pedagógico, pois isso é fundamental na formação de recursos humanos voltados para a educação. A formação do professor de Matemática não depende apenas do domínio de conteúdos e técnicas, mas de um conhecimento aliado ao contexto sociocultural da sociedade e da realidade escolar.
O profissional pode relacionar vários campos da Matemática para elaborar modelos, resolver problemas e interpretar dados. A instituição oferece, ainda, uma formação continuada para esses profissionais através de Mestrado e Doutorado na área.
Duração | 8 Semestres |
---|---|
Turno | Noite |
Situação Legal | Portaria nº 922, de 27/12/2018 | DOU de 28/12/2018 | Edição 249 | Seção 1 | Página 283. |
Início de Funcionamento | 02/05/1958 |
Habilitação | Licenciatura |
Coordenador | Leticia Oberoffer Stefenon |
matematica@ufn.edu.br |
Este curso está com inscrições abertas!
Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado 2021/2 da Universidade Franciscana. São duas formas de ingresso: a) prova de Redação On-line ou b) Nota da Redação, do Exame Nacional, do Ensino Médio – ENEM dos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, de escolha do candidato.
Valor do Curso
A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas-aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.
PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!
O valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.
Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor da hora-aula correspondente ao curso.
Obrigatórias
Fundamentos epistemológicos da aprendizagem; Enfoques teóricos da aprendizagem: comportamentalismo, humanismo e cognitivismo; Enfoques teóricos da aprendizagem: sociointeracionismo e as variáveis que interferem na aprendizagem; Teorias contemporâneas da aprendizagem
Funções reais; Progressões aritmética e geométrica; Trigonometria; Números complexos
Bases sociológicas da educação; Contexto histórico da educação no Brasil; Fundamentos filosóficos da educação; Desafios contemporâneos da educação
Vetores; Ponto, reta, plano e suas relações; Cônicas; Superfícies quádricas
Anotações de Aula; Resumo; Resenha; Artigo Científico
Proposições e conectivos; Implicação e equivalência lógica; Argumentos; Álgebra das proposições e álgebra de Boole
Conhecendo a ciência; Os métodos de investigação científica no cotidiano profissional; Instrumentalização da pesquisa científica; Produção acadêmica
Funções reais; Limite de uma função real; Continuidade de uma função real; Derivada de uma função real
Análise de materiais didáticos; Materiais e recursos educacionais concretos; Recursos educacionais digitais; Metodologias ativas
Educação e tecnologia digital ; Tecnologia digital e seus usos no ensino; O AVA no contexto didático; Tecnologias na docência
Recursos Computacionais para o Ensino da Matemática; Cálculo Computacional de Uma Variável; Cálculo Computacional de Várias Variáveis; Álgebra Computacional
Estado, Educação e Políticas Educacionais ; Contexto histórico e socioeconômico das políticas educacionais no Brasil; Bases legais e organizacionais da educação brasileira ; Etapas, Níveis e Modalidades da Educação Brasileira
Matrizes; Determinantes; Equações e inequações; Sistemas de equações lineares
Integral de Riemann; Aplicações da integral definida; Coordenadas polares; Sequências e séries numéricas
Desenvolvimento humano; - Desenvolvimento humano na infância e na adolescência; Desenvolvimento na vida adulta e na velhice; Neurociência e educação
Ciências da educação e prática pedagógica; Planejamento do processo de ensino e de aprendizagem; Avaliação do processo de ensino e aprendizagem; Gestão da sala de aula
Materiais didáticos de Matemática para o ensino fundamental ; Produção de materiais didáticos para o ensino fundamental; Materiais didáticos de Matemática para o ensino médio; Produção de materiais didáticos para o ensino médio
Metodologias ativas de ensino com tecnologias; Tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem; Ferramentas digitais; Tendências tecno-metodológicas para a educação
Ética e Dimensões do Agir Humano; Ética e vida política; Bioética e biotecnologia; Mercado, trabalho e dignidade humana
Aspectos educacionais, históricos e sócio-antropológicos da surdez; Vocabulário básico da Libras; Estrutura gramatical da Libras; Comunicação em Libras
Espaços Vetoriais; Autovalores e autovetores; Espaços com produto interno; Transformações lineares
Funções de várias variáveis; Máximos e mínimos; Integrais duplas; Integrais triplas
Conceitos e práticas de educação inclusiva; Políticas de educação inclusiva no Brasil; Estratégias de ensino para a inclusão escolar; Atendimento Educacional Especializado
Equações diferenciais de primeira ordem; Equações diferenciais de segunda ordem; Transformada de Laplace; Sistemas de equações diferenciais de primeira ordem
Planejamento escolar e de ensino; Avaliação do ensino e da aprendizagem; Planos de ensino de Matemática para a educação básica; Planos de aulas para o ensino da Matemática na educação básica
Pressupostos teórico-práticos da gestão educacional; Proposta político-pedagógica; Gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola; Perfil e atuação dos gestores
Antropologia filosófica e seu objeto de estudo; Antropologia franciscana; Cosmovisão franciscana e cultura da paz; Questões sobre a vida contemporânea
Cálculo de funções Vetoriais; Integrais de linha; Integrais de superfície; Teorema do divergente e aplicações
Aspectos históricos da educação especial. ; Educação Especial no contexto da educação inclusiva. ; Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação. ; Tecnologia assistiva e aprendizagem na inclusão escolar.
Fundamentos teórico-metodológicos sobre o ensino de Matemática; Inserção em espaços educativos no ensino fundamental da educação básica; Estudo e análise de atividades didático-pedagógicas e acompanhamento do trabalho docente na escola; Elaboração e apresentação de estudo teórico-prático acerca da prática docente no ensino fundamental
Grandezas e unidades físicas; Movimentos; Movimento bidimensional ; Dinâmica da partícula
Geometria plana; Aplicações da Geometria plana; Geometria espacial ; Aplicações da Geometria espacial
Diversidades socioculturais; Direitos Humanos; Cultura afro-brasileira e indígena; Educação ambiental
Juros simples e juros compostos; Série Uniforme de Pagamentos; Sistemas de Amortização; Análise e seleção de alternativas de investimento
Fundamentos teórico-metodológicos sobre o ensino de Matemática; Inserção em espaços educativos no ensino médio da educação básica; Estudo e análise de atividades didático-pedagógicas e acompanhamento do trabalho docente na escola; Elaboração e apresentação de estudo teórico-prático acerca da prática docente no ensino médio
Grupos; Anéis; Anéis de Polinômios; Corpos
Trabalho e energia; Momento linear; Dinâmica de rotação ; Gravitação
Conjunto dos números naturais e inteiros; Divisibilidade; Conjunto dos números Racionais; Conjunto dos números irracionais
Sistemas Lineares; Equações Algébricas; Interpolação e Ajuste de Funções; Integração Numérica
Estatística descritiva; Medidas descritivas; Probabilidade e distribuições de probabilidade; Amostragem
Estrutura e organização do estágio curricular supervisionado; Regência de classe no ensino fundamental; Análise e discussão da ação docente; Elaboração e apresentação de estudo teórico-prático acerca da prática docente no ensino fundamental
A história do número e suas operações; A construção dos sistemas de medidas e Geometria; A constituição da probabilidade e estatística; O surgimento do Cálculo Diferencial e Integral
Números primos; Equações Diofantinas; Congruência; Aritmética Modular
Diretrizes para elaboração do projeto de pesquisa; Planejamento do projeto de pesquisa; Elaboração do projeto de pesquisa; Defesa do projeto de pesquisa
Números reais.; Sequências e séries de números reais.; Funções reais: Limites e continuidade.; Funções deriváveis.
Estimação estatística; Normalidade dos dados e homogeneidade das variâncias; Testes estatísticos; Associação e correlação de variáveis
Estrutura e organização do estágio curricular supervisionado.; Regência de classe no ensino médio.; Análise e discussão da ação docente.; Elaboração e apresentação de estudo teórico-prático acerca da prática docente no ensino médio.
O papel da estatística na área da educação. ; Organização e apresentação dos dados.; Medidas estatísticas. ; Amostragem.
Teoria dos conjuntos e o princípio de inclusão e exclusão; Indução matemática; Princípio fundamental da contagem; Relações de recorrência
Desenvolvimento do projeto de pesquisa; Redação do trabalho de conclusão de curso; Finalização do trabalho de conclusão de curso ; Defesa oral
Optativas
Código | Disciplina | Ementa | Carga horária | Créditos |
---|
Obrigatórias | 2480h |
---|---|
Optativas | 120h |
ACC | 200h |
Estágio | 400h |
Total | 3200h |
- Docentes nos anos finais do ensino fundamental;
- Docente no ensino médio;
- Docente no ensino superior;
- Serviços de órgãos públicos ou privados de educação.
- Laboratório Didático da Matemática Nº 04, localizado na sala 201, prédio 3, conjunto I (28 computadores)
- Laboratório de Ensino em Matemática, localizado na sala 202, prédio 3, conjunto I
- Laboratório Didático Nº 10, localizado na sala 104, prédio 1, conjunto I (27 computadores)
- Biblioteca: localizada no 1º, 2º e 3º andares do prédio 2, conjunto I. Contém todo acervo literário de suporte aos estudantes e professores com 181.000 volumes, entre eles, livros, periódicos nacionais e internacionais, DVDs, mapas, CDs. Ainda, possui nove salas de estudo em grupo e um salão para leitura. Além do acervo físico, disponibiliza à comunidade acadêmica diversas plataformas para pesquisa, como o Portal de Periódicos Capes, Scopus, Scielo, Domínio Público, entre outras. Também disponibiliza na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, os trabalhos dos Programas de Pós-graduação da IES
- Auditórios
Salão de Atos, no conjunto I, com 426 lugares;
Salão Azul, no conjunto I, com 120 lugares;
Salão de Convenções, no conjunto II, Prédio 11, com 96 lugares;
Salão do Júri, no conjunto III, Prédio 13, com 130 lugares;
Salão de Atos do conjunto III, Prédio 13, com 215 lugares;
Salão de Atos do conjunto III, Prédio 17, com 220 lugares;
Salão Acústico do conjunto III, Prédio 14, com 120 lugares.