Semana de Curricularização da Extensão nas Licenciaturas evidencia protagonismo discente Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/08/2023

No dia 9 de agosto (quarta-feira), a Universidade Franciscana (UFN) realizou a ‘VII Semana da Curricularização da Extensão nas Licenciaturas’ com a presença dos cursos de História, Letras – Português e Inglês, Filosofia, Matemática, Pedagogia e Pedagogia EaD, com o apoio do curso de Psicologia. O evento teve como foco a formação de professores através do compartilhamento das produções e resultados de ações desenvolvidas, por meio de subprojetos realizados ao longo do 1º semestre letivo de 2023 e que estão alinhados ao Projeto de Extensão Integrador ‘Integração Universidade, Escola e Comunidade: Bairro Nossa Senhora do Rosário como Território Educativo - Edição III’.

As atividades realizadas sobre a dimensão da Curricularização da Extensão nas Licenciaturas possuem o Bairro Nossa Senhora do Rosário como território educativo, sendo um local onde os estudantes e docentes da UFN passam a interagir com a comunidade de forma dialógica a fim de compreender os espaços formais e não formais possuem potencialidades educativas. Para a coordenadora da Curricularização da Extensão nas Licenciaturas da UFN, professora Ail Meireles Ortiz é partir deste entendimento que as ações projetadas realizaram a escuta aos integrantes dos territórios, sistematizaram expectativas e planejaram significativas contribuições que produziram sentidos e aprendizados nos estudantesenvolvidos.

“Estas atividades manifestaram, de forma destacada, o crescente e potencial protagonismo dos estudantes dos cursos de Licenciaturada UFN, na medida que produziram ações formativas e recursos de ensino em acompanhamento e supervisão dos professores responsáveis pelas disciplinas extensionistas sobre uma dimensão integrada e de relevância socioeducacional”, aponta a professora Ail a respeito das propostas executadas que atingiram o envolvimento da comunidade em geral e da comunidade escolar.

Na sua 4ª edição, o subprojeto ‘Território Negro do Rosário: Racismo Estrutural e a Cidade’, firma uma aliança entre o contexto histórico-social do Museu Comunitário Treze de Maio, da comunidade do bairro e da comunidade escolar de instituições de ensino da Educação Básica da junto aos grupos de estudantes da UFN. “Os acadêmicos das Licenciaturas se mostraram à frente das ações aproximando instituições, pesquisando intervenções, descobrindo potencialidades educativas no bairro, impactando escolas, abraçando o Museu Treze de Maio e sendo encantados por ele”, complementa a professora Ail Meireles Ortiz, que esteve à frente da Semana da Curricularização da Extensão.

Já o foco no potencial da educação escolar, na construção de uma educação alicerçada sobre a igualdade entre os seres humanos desde a dimensão intercultural, quando abordaram temáticas emergentes ao contexto atual, às oportunidades profissionais iguais ao futuro, quando receberam na Casa Franciscana, estudantes da EJA, para que pudessem visualizá-la, também, como uma opção para estudo e formação ao trabalho: a ‘Multiculturalidade e diversidade na Educação de Jovens e Adultos’; os ‘Limites e possibilidades do ensino noturno: o interesse e a participação de estudantes em foco’, que contou com a parceria do curso de Psicologia; o vídeo ‘Bairro Nossa Senhora do Rosário/Santa Maria, RS: uma cartografia de potencialidades educativas integrativas em espaços formais e não formais’ (assista aqui); além de ‘Brincadeiras Africanas: Terra-mar do Moçambique e Si mama Kaa da Tanzânia’,


Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Divulgação/Licenciaturas UFN




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