Pesquisa de egressa da UFN aborda sobre fatores predisponentes para Lesão por Pressão em pacientes hospitalizados pós AVC

Texto: Prof.ª Dr.ª Elisângela Colpo / docente do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da UFN

                      

O Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida (MCSV) desenvolve suas atividades para contemplar os crescentes avanços da saúde, a fim de contribuir para o desenvolvimento de práticas e estratégias em saúde por meio de evidências técnico-científicas com visão multidisciplinar. O estudo realizado pela nutricionista Mairin Schott, egressa do mestrado em Ciências da Saúde e da Vida foi publicado em outubro de 2020 na Advances in Skin & Wound Care (Editora Wolters Kluwer, com fator de impacto 1.53).

A pesquisa teve como objetivo determinar os fatores predisponentes para Lesão por Pressão (LPP) em pacientes hospitalizados pós Acidente Vascular Cerebral (AVC). Entre eles foram avaliados o estado nutricional, a presença de disfagia, anemia e o risco de LPP pela escala de Braden, sendo os pacientes acompanhados durante sete dias, conforme resumo gráfico (graphical abstract). O monitoramento desses fatores em pacientes hospitalizados pós AVC foi importante para prevenir a desnutrição intra-hospitalar, o surgimento de LPP e diminuir o tempo de internação.

O estudo foi desenvolvido em um hospital público de Santa Maria, RS, com pacientes hospitalizados pós AVC. Ele faz parte da dissertação “Fatores associados ao risco de lesão por pressão em pacientes pós Acidente Vascular Cerebral durante a hospitalização” orientado pela professora Elisângela Colpo (Nutrição) com a parceria do professor Clandio Marques (Bioestatística).

Como este estudo se dedicou em acompanhar pacientes pós AVC no ambiente hospitalar, segundo a nutricionista Mairin Schott, a vivência com pacientes hospitalizados pós AVC, proporcionou visão crítica do processo da doença, do autocuidado com o paciente e dos fatores de risco predisponentes para o desenvolvimento de LPP. Ela ainda destaca que a integração da equipe multiprofissional do hospital, as atividades interdisciplinares desenvolvidas pelo Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, o conhecimento utilizado da área de nutrição clínica hospitalar, a orientação da professora Elisângela Colpo e a colaboração dos co-autores foram essenciais para a elaboração da pesquisa.

                    

Acesse aqui o trabalho na íntegra