O curso de Formação em Terapia do Esquema tem o objetivo de prover o conhecimento da Terapia do Esquema (TE) e suas principais técnicas habilitando os profissionais a aplicar os princípios dessa abordagem integrativa no atendimento de pacientes no contexto da prática clínica.
Profissionais graduados em Psicologia, médicos com residência em Psiquiatria, estudantes de Psicologia do último ano da graduação, e residentes de Psiquiatria, que visam ampliar seus conhecimentos sobre a Terapia do Esquema, uma abordagem psicoterápica inserida no campo das Terapias Cognitivo-Comportamentais, para assim tornarem-se profissionais mais qualificados.
204 horas
De 09 de janeiro a 03 de março de 2023
De 10/03 a 11/11/2023, as aulas serão sextas das 18h30 até às 22h e nos sábados das 8h às 12h e a tarde das 13h30 até as 17h.
• R$2.990,00 (10 x de R$299,00) - O valor referente a primeira parcela será emitido mediante boleto bancário no ato da inscrição, gerado no processo de confirmação dos dados da matrícula, pagável em qualquer agência bancária ou lotérica, até a data do vencimento).
• Será conferido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 7,0 e frequência mínima de 75% em cada disciplina, módulo ou atividade do curso.
Semipresencial
Programa:
Módulo | Conteúdo |
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1 – Introdução à Terapia do Esquema (TE) | 1.1 Fundamentos históricos e teóricos da Terapia do Esquema. 1.2 Evolução e desenvolvimento das TCCs: 1º Onda, 2º Onda e 3º Onda. 1.3 Integração da TE com as TCCs 1.4 Psicoterapia, Neurobiologia dos esquemas, e o Estresse Emocional Precoce (EEP). 1.5 Desenvolvimento da Personalidade e a Importância da Teoria do Apego |
2 –Terapia do Esquema: modelo conceitual | 2.1 Origens dos esquemas e necessidades emocionais centrais. 2.2 Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) 2.3 Cinco domínios dos Esquemas. 2.4 Estilos de Enfrentamento. 2.5 Modos Esquemáticos |
3 –Avaliação, Conceitualização em Terapia do Esquema | 3.1 Processo de Avaliação e Psicoeducação em TE 3.2 Entrevista focada na história de vida do paciente 3.3 Imagens mentais para identificação dos EIDs 3.3 Avaliação do temperamento 3.4 Conceitualização de Caso em TE 3.5 Instrumentos de autorrelato de Young |
4 – Intervenções clínicas e estratégias psicoterapêuticas em TE | 4.1 Técnicas Vivenciais 4.2 Técnicas Cognitivas 4.3 Técnicas Comportamentais |
5 – Relação Terapêutica em TE | 5.1 Confrontação Empática 5.2 Repaternalização Limitada 5.3 O papel da Relação Terapêutica 5.3 Influência dos EDIs do paciente na relação terapêutica |
6 – TE para o Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) | 6.1 Aspectos conceituais, prevalência e critérios diagnósticos do TPN 6.2 Origens do Narcisismo e Necessidades básicas não atendidas 6.3 EIDs e os Modos relacionados ao TPN 6.4 Principais técnicas 6.5 TPN e o trabalho com modos esquemáticos 6.6 Relação Terapêutica em casos de TPN |
7 – TE para o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) | 7.1 Aspectos conceituais, prevalência e critérios diagnósticos do TPB 7.2 Necessidades básicas não atendidas, EIDs e os Modos relacionados ao TPB 7.3 Principais técnicas 7.4 TPB e o trabalho com modos esquemáticos 7.5 Relação Terapêutica em casos de TPB |
8 – TE para o Transtorno de Personalidade Antissocial (TPA) | 8.1 Aspectos conceituais, prevalência e critérios diagnósticos do TPA 8.2 Necessidades básicas não atendidas, EIDs e os Modos relacionados ao TPA 8.3 Principais técnicas 8.4 TPA e o trabalho com modos esquemáticos 8.5 Relação Terapêutica em casos de TPA |
9 – TE para os Transtornos de Personalidade do Cluster C | 8.1 Os Transtornos de Personalidade do Cluster C 8.2 EIDs e os Modos esquemáticos do Cluster C 8.3 Principais técnicas 8.4 Cluster C e o trabalho com modos 8.5 Relação Terapêutica em casos de Cluster C |
10– TE para Casais | 10.1 O papel dos EIDs e os modos desadaptivos de enfrentamento do casal 10.2 A química esquemática do casal: padrões de escolhas amorosas e os ciclos esquemáticos do casal. 10.3 Avaliação, tratamento e técnicas 10.4 Relações abusivas:Identificação e principais intervenções |
11– TE para Crianças e Adolescentes | 11.1 Necessidades emocionais na infância e adolescência, desenvolvimento dos EIDs e da personalidade. 11.2 Processo de avaliação, psicoeducação e intervenção. 11.3 O papel preventivo da TE na infância 11.3 Orientação de pais |
12– TE em Grupos | 12.1 Aplicação da TE em grupos 12.2 Estágios do tratamento em grupo 12.3 Aplicação de técnicas da TE em grupos |
13– TE no Atendimento psicológico online | 13.1 Recursos tecnológicos e o ambiente de atendimento online 13.2 Identificação e Manejo dos EIDs no contexto online 13.3 Relação terapêutica 13.4 Aplicação das técnicas da TE no atendimento online. |
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