Objetivos
Ler e interpretar textos em Língua Espanhola; Introduzir as noções básicas referentes à entonação, acento, tonicidade e pronuncia correta da mesma; Usar as estruturas básicas linguísticas; Iniciar-se na conversação, aplicando as fórmulas de apresentação, cortesia, despedidas, etc.; Identificar e usar corretamente os falsos cognatos; Desenvolver a compreensão auditiva e leitora.
Público
Corpo docente, corpo discente e comunidade em geral cujo objetivo é desenvolver habilidades comunicativas em língua espanhola.
Professores
Ana Paula Ramos
Contato
E-mail: extensao@ufn.edu.br
Telefone: (55) 3220-1204
Programa
I - Apresentar-se
1.1) As saudações e despedidas formais e informais;
1.2) O alfabeto - soletrar;
1.3) O presente de ser, llamarse, tener;
1.4) Pronomes interrogativos;
1.5) Perguntar e informar dados pessoais de forma oral e escrita;
1.6) As profissões/ocupações falar se sua profissão/ocupação;
1.7) Os números de 1 a 10;
1.8) Verbos regulares no presente (-ar, -er, -ir);
1.9) Fazer uma reserva de um quarto de hotel;
1.10) Cultura hispânica: os países e os hispânicos.
2. Falar de outras pessoas
2.1) A família árvore genealógica;
2.2) Descrever o físico;
2.3) Os adjetivos possessivos;
2.4) Os adjetivos de caráter;
2.5) O verbo gustar no presente;
2.6) Os pronomes demonstrativos;
2.7) Os pronomes de tratamento;
2.8) Escrever um anúncio;
2.9) Descrever uma empresa;
2.10) Apresentar-se formalmente;
2.11) Cultura hispânica: família e festas familiares.
3. Alimentar-se
3.1) Os alimentos e seus hábitos alimentares;
3.2) O gênero, o número, e os artigos definidos;
3.3) Expressar gostos e falar de frequência;
3.4) O uso de diminutivos;
3.5) Os números até 1.000;
3.6) Os pesos e medidas;
3.7) O verbo parecer no presente;
3.8) Os tipos de comidas e as formas de comer;
3.9) O artigo indefinido;
3.10) Organização de evento;
3.11) Cultura hispânica: a gastronomia.
4. Localizar-se nas ruas
4.1) A cidade a praça do povo;
4.2) Descrever um bairro, os arredores;
4.3) O uso de hay/está(n), mucho/muy;
4.4) Pedir e dar direções;
4.5) Os estabelecimentos públicos e comerciais;
4.6) Os verbos irregulares ir, seguir, e hacer;
4.7) As preposições com meios de transporte;
4.8) Os números ordinais.
*Investimento, número de vagas, carga horária, datas e local do curso são definidos conforme a abertura de novas turmas