Para reforçar o vínculo entre as instituições, o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Leonardo Dalla Porta, apresentou sua tese intitulada “Formação do raciocínio estatístico na conceptualização da estimação estatística: estudo exploratório de um dispositivo pedagógico no ensino superior”.
Esta foi a primeira tese defendida na UFN, sendo resultado de doutorado em regime de cotutela, neste caso, com a Universidade Lumière Lyon 2, da França. O trabalho teve como objetivo de pesquisa, entender de forma melhorada o processo de formação de raciocínio estatístico na aprendizagem da estimação estatística no Ensino Superior. Com isso, foram construídos dados para serem aplicados em questionários com situações-problemas que contribuíram para a observação da formação do raciocínio estatístico.
Segundo o doutorando, a Educação Estatística é um campo de educação que visa investigar e auxiliar no ensino e aprendizagem da linguagem estatística e de seus conceitos, podendo utilizar a Educação Matemática como coadjuvante em um processo que prioriza a capacitação da habilidade subjetiva, para que um indivíduo possa ser capaz de analisar e interpretar resultados obtidos diante das mais diversas situações em que a estatística se faz presente.
O doutorando em regime de cotutela ainda disse que teve a oportunidade de vivenciar a realidade de duas instituições, sendo que a pesquisa obteve dupla titulação, além de poder construir uma experiência profissional ainda maior. A tese defendida na modalidade de cotutela, tem como característica principal a inscrição plena do doutorando em duas (ou excepcionalmente mais) universidades de países distintos, e a obtenção do título de doutor por ambas as instituições.