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O Programa integra os cursos Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado.
Esses cursos, balizados por suas linhas de pesquisa, têm por finalidade o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de competências e práticas educativas, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.
Desenvolvem investigações sobre a organização e inovação no ensino de Ciências e Matemática e suas repercussões no currículo escolar dos ensinos fundamental, médio e superior, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Duração:
Mestrado: 2 anos
Doutorado: 4 anos
Titulação
:
Mestre/ Doutor em
Ensino de Ciências e Matemática
Veja links relevantes para sua pesquisa.
Mestrado Profissional: Licenciados em Física, Química, Biologia, Matemática, Pedagogia, ou áreas afins.
Mestrado Acadêmico: Licenciados ou bacharéis em Física, Química, Biologia, Matemática, Pedagogia, ou áreas afins.
Doutorado: Licenciados ou bacharéis em Física, Química, Biologia, Matemática, Pedagogia, ou áreas afins, com mestrado em uma das áreas citadas ou na área de Ensino Ciências e Matemática, ou ainda, em Educação.
Graduada em Direito, Licenciada em Ciências com habilitação em Biologia e Doutora em Ensino de Ciências e Matemática, Camila Copetti acredita que é em ambientes educacionais como o da Universidade Franciscana que perguntas são respondidas, discussões ampliadas e o conhecimento é construído de forma coletiva.
“O Programa de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática mudou a minha vida e a trajetória docente. Hoje eu me considero uma professora atenta às necessidades dos alunos, preocupada em realizar atividades diferenciadas, em sair das aulas convencionais, provocando os alunos à construção do próprio conhecimento”, afirma.
Mas, antes da realização acadêmica de um curso de doutorado, Camila se preocupou com a questão financeira, em virtude do investimento no ensino, que incluía o deslocamento da cidade de Santo Augusto.
“Mesmo sem saber se poderia cursar, caso aprovada fosse, eu estava realizada porque estava tão perto de mim a possibilidade de retornar à academia e encontrar respostas às minhas dúvidas como docente. Me dediquei muito ao projeto, estudei, pesquisei e fiz uma boa colocação e devido a isso conquistei uma Bolsa de Auxílio/Taxa Prosup Capes CNPq ”, explica.
Hoje, a Doutora em Ensino de Ciências e Matemática é docente de Biologia para o ensino médio técnico e para a licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha, Campus de Santo Augusto.
Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Mestre em Educação e Graduada em Licenciada em Ciências Biológicas, Rosemar Vestena é docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.
O PPGECIMAT é subdividido em Mestrados Profissional e Acadêmico, e Doutorado. Em ambas as modalidades, o Programa é destinado a licenciados em Física, Química, Biologia, Matemática, Pedagogia e áreas afins. Os interessados no curso de Doutorado, devem ser mestres em uma das áreas citadas acima ou na área de Ensino de Ciências e Matemática, ou ainda, em Educação.
Ministrante das disciplinas de Ensino de Ciências para Anos Iniciais e Biologia Básica, voltadas especialmente para os estudantes da área da pedagogia, Rosemar afirma que eles são ensinados não somente falar sobre ciências em uma data comemorativa como ‘Dia da Água’ ou “Dia do Meio Ambiente’, mas sim, integrar ao currículo do ano letivo.
“Utilizamos a ciência a todo momento, em todas as ações que fazermos. O intuito é que esses professores estimulem às crianças, desde pequenas, a ter curiosidade em saber como é todo o processo de alimentar-se”, exemplifica a docente.
Segundo Rosemar, o programa tem como intuito inserir o ensino de ciências na vida das pessoas desde a educação infantil. Por exemplo, se uma criança está brincando na gangorra, o movimento que é feito ao subir e descer envolve física, então, a criança pode estar brincando e ampliando seus conhecimentos relacionados à ciência.
“Para que seja incluída a ciência na vida das crianças, ensinamos os estudantes a criarem jogos, brincadeiras e historinhas que envolvem física, química e demais temas. E desta forma já pensamos a longo prazo, visto que essas crianças podem se tornar grandes cientistas futuramente”, finaliza.
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e docente de matemática do ensino básico e tecnológico do Instituto Federal do Paraná, Marcelo Bortoli é egresso do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.
De acordo com Marcelo, o Mestrado Profissional o auxiliou a alcançar seus objetivos em termos de emprego estável. Isso por que ele passou a ter uma classificação melhor em função dos títulos que eram pedidos no concurso ao Instituto Federal.
O atual Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela UFN afirmou que ambos os programas, especialmente o mestrado profissional, tem como foco a prática docente, ou seja, ele é voltado para atuação em sala de aula, o que foi de grande importância para sua escolha pelo curso.
“Hoje sou um profissional mais qualificado. Apesar de eu sempre estar em sala de aula, com carga horária excessiva até, por vezes não conseguia diferenciar os trabalhos e acabava padronizando os métodos de ensino. E o Mestrado me fez enxergar com outros olhos o meu modo de ensinar”, explica.
O Mestrado Acadêmico tem por objetivos:
Geral
Capacitar professores de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais) para exercício na educação básica e no ensino superior e para o desenvolvimento de pesquisas na área. Além disso, contribuir para o desenvolvimento de atividades de orientação e planejamento em escolas de Educação Básica.
Específicos
Habilitar mestres nas áreas de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais) para realizar pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, em consonância com as linhas de pesquisa do Curso.
Contribuir com a construção de um suporte teórico-metodológico visando a oferecer consistência pedagógica e científica à apreensão crítica na prática escolar exercida pelo docente em seu locus profissional, sendo capaz de construir produtos para a qualificação do processo de ensinar e aprender.
Explorar abordagens educacionais contemporâneas ancoradas na Aprendizagem Independente, formadora de profissionais compatíveis com os desafios de uma sociedade em que a inovação é central, fazendo uso de tecnologias transformadoras no Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática.
O Mestrado Profissional tem por objetivos:
Geral
Capacitar os docentes que atuam na educação básica (ensino fundamental e ensino médio) e nas licenciaturas de Biologia, Física, Química, Matemática e Pedagogia, visando o aprofundamento de estudos e a proposição de alternativas para a qualificação do ensino no contexto social de abrangência do Curso.
Específicos
Oferecer aos licenciados em Biologia, Física, Química e Matemática oportunidade de estudos e pesquisas aprofundados em relação aos conteúdos curriculares ministrados nos ensino fundamental e médio e nos cursos de licenciaturas das áreas das disciplinas em questão.
Contribuir com a construção de um suporte teórico-metodológico visando a oferecer consistência pedagógica e científica à apreensão crítica na prática escolar exercida pelo docente em seu locus profissional.
Oportunizar, através dos componentes curriculares do Curso, formação profissional na área docente, buscando a integração entre conteúdos curriculares, teorias de aprendizagem, metodologias de ensino derivadas das novas tecnologias da informação e da comunicação, concepções e modalidades de avaliação da aprendizagem e métodos e técnicas de pesquisa apropriados ao ensino de Biologia, Física, Química e Matemática.
O Doutorado tem por objetivos:
Geral
Proporcionar a formação de doutores, atendendo a demandas de pesquisa articuladas com a área nos diferentes níveis educacionais, potencializando a produção de conhecimento nas linhas de pesquisa.
Específicos
Qualificar recursos humanos que interajam na melhoria dos Sistemas Educacionais da região e do país, ressaltando a importância do seu impacto social.
Consolidar a cultura de pesquisa na área, com a participação de docentes de outras instituições em atividades acadêmicas e de pesquisas propostas no âmbito do programa.
Habilitar doutores nas áreas de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais), para a realização de pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, bem como fazer uso dos instrumentos teórico-práticos específicos da docência.
Possibilitar, a partir da integração entre conteúdos, a criação e investigação de propostas pedagógicas que contemplem necessidades da sala de aula, na educação básica e superior.
Explorar abordagens educacionais contemporâneos ancoradas na Aprendizagem Independente, formadora de profissionais inovadores, fazendo uso de tecnologias transformadoras.
Mais informações
Secretaria dos Cursos Stricto Sensu
Sala 610, Prédio 16, Conjunto III
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 18h.
E-mail: ppgecimat@ufn.edu.br
Fone: (55) 3025.9000
Ramal 9136
WhatsApp: (55) 99728.3289