"Ao ingressar no Mestrado Materno Infantil, não sabia o que realmente estava por vir, fui surpreendida de forma inusitada e muito positiva, além de rever os meus professores da graduação em Enfermagem, tive a oportunidade de conhecer e me tornar amiga de novos professores, os quais, assim como os outros vou levar para a vida toda. Também não posso deixar de mencionar meus colegas, aqueles que cada um com seu jeitinho deixou alguma marca em mim, foram dois anos de muito aprendizado, companheirismo, risadas, dedicação e amor.
E assim, desfruto da minha vontade de fazer algo, desenvolver um produto voltado a alimentação complementar (AC) para crianças brasileiras menores de dois anos. Mas o que fazer? Se já havia tantos aplicativos bons no mercado que tratavam do assunto, mas indo mais afundo, eu e minha querida e especial orientadora Franceliane Jobim Benedetti, conseguimos enxergar que os profissionais de saúde do município de Santa Maria/RS, estavam desassistidos dessa temática, tinham muitas dúvidas e muita dificuldade de ensinar os usuários de saúde que atendiam. Por fim, decidimos atuar na educação em saúde para esses profissionais de saúde, montando oficinas de qualificação com o tema AC, e desenvolver um material didático que fosse auxiliar nas consultas de puericultura. Surgindo então a Caderneta do Papa, 12 passos para a alimentação saudável do bebê. Uma caderneta linda, colorida e muito didática baseada no guia de alimentação complementar para crianças brasileiras menores de dois anos do ministério de saúde.
Enfim, o mestrado, e o produto criado são dedicados aos profissionais de saúde que buscam por atualizações de seus conhecimentos para melhor atenderem a população, mas também não posso deixar de dedicar toda essa caminhada a meus familiares, que estão sempre junto de mim, me apoiando. E a minha orientadora Franceliane, que sempre me ajudou a aperfeiçoar toda a ideia, tenho muito a agradecer, como também a banca que sempre esteve comigo, a professora Rosiane Filipin Rangel, a professora Camila Lehnhart Vargas que sempre contribuíram com seus conhecimentos. E a professora Bibiana Sales Antunes Brum por aceitar em fazer parte da banca de avaliação. Muito obrigada a cada uma de vocês. Dessa forma, eu quero deixar registrado que o mestrado profissional pode mudar sua vida."
Thainá Posser Rodrigues, concluiu o Mestrado Profissional em Saúde Materno, em 2023.