O profissional de Sistemas de Informação está apto a atuar como agente e promotor de mudanças. Pode tornar as empresas mais ágeis, flexíveis e abertas com o uso adequado dos recursos computacionais na solução dos problemas da organização empresarial.
Isso implica tornar os egressos habilitados a gerenciarem uma infraestrutura de tecnologia de informação que inclui coleta, armazenamento, recuperação, distribuição e uso das informações em uma empresa com a finalidade de melhorar sua eficiência gerencial.
O curso de graduação em Sistemas de Informação da Universidade Franciscana abrange duas grandes áreas. A primeira refere-se à aquisição, desenvolvimento, gerenciamento de serviços e recursos da tecnologia de informação. A segunda compreende desenvolvimento, evolução de sistemas e infraestrutura, para o uso em processos organizacionais.
Nota do Enade: 4
Conceito do MEC: 4
Os objetivos específicos do curso de Sistemas de Informação estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e visam a:
- formar profissionais com conhecimento sobre desenvolvimento de projetos em sistemas de informação;
- formar profissionais com uma visão interdisciplinar, capazes de buscar soluções computacionais complexas para problemas de outras áreas;
- promover a interação dos recursos humanos com os recursos computacionais por meio da coleta, armazenamento, recuperação e distribuição das informações com a eficiência gerencial;
- promover uma sólida formação técnico-científica, para o conhecimento dos problemas gerenciais das organizações;
- formar profissionais com visão global, crítica e humanística, para a inserção em setores profissionais, aptos a tomarem decisões em um mundo diversificado e interdependente e para participarem no desenvolvimento da sociedade brasileira;
- incentivar a pesquisa e a investigação científica, com vistas ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, bem como a difusão da cultura;
- estimular o conhecimento e a solução dos problemas da sociedade atual;
- prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com ela uma relação de reciprocidade;
- suscitar o permanente desejo de aperfeiçoamento profissional;
- formar profissionais capazes de atuarem em equipes multidisciplinares que promovam soluções para problemas de computação e demais áreas;
- formar profissionais capazes de identificar, formular e resolver problemas, bem como conceber, projetar e analisar produtos e processos da área da computação.
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Sistemas de Informação, busca-se formar profissionais que agreguem ao seu perfil as competências e habilidades de:
- identificar as necessidades tecnológicas para solucionar problemas na área de sistemas de informação em empresas estatais e particulares;
- selecionar, configurar e gerenciar tecnologias da informação nas organizações;
- gerenciar, manter e garantir a segurança dos sistemas de informação e da infraestrutura de tecnologia da informação de uma organização;
- compreender o empreendedorismo e a inovação, para buscar novas oportunidades de desenvolvimento profissional;
- identificar e administrar oportunidades de mudanças organizacionais decorrentes do uso da tecnologia da informação;
- gerenciar os recursos computacionais necessários à implementação da solução proposta;
- ter raciocínio lógico;
- ler e compreender textos técnicos em língua inglesa;
- aprimorar experiência das partes interessadas na interação com a organização, incluindo aspectos de humano-computador;
- observar, interpretar e analisar criticamente dados e informações;
- compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento;
- identificar e projetar soluções de alto nível e opções de fornecimento de serviços, realizando estudos de viabilidade com múltiplos critérios de decisão;
- gerenciar equipes multidisciplinares de trabalho;
- gerenciar o desempenho das aplicações e a escalabilidade dos sistemas de informação;
- expressar-se com clareza, precisão e objetividade, tanto de forma oral como escrita;
- fazer estudos de viabilidade financeira para projetos de tecnologia da informação;
- ser sensível às questões humanísticas, sociais e ambientais;
aplicar métodos e técnicas de negociação;
- entender e projetar o papel de sistemas de informação na gerência de risco e no controle organizacional.
Espera-se um perfil profissional de egresso com as competências e habilidades para:
- desenvolver, implementar e gerenciar uma infraestrutura de tecnologia da informação, dados, informações, conhecimentos e sistemas que abranjam uma organização;
- ter domínio de novas tecnologias da informação;
- desenvolver pensamento sistêmico que permita analisar e entender os problemas organizacionais;
- ser criativo no uso da tecnologia da informação para aquisição de dados, comunicação, coordenação, análise e apoio à decisão;
- ter capacidade de diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de projetos de sistemas de informação aplicados nas organizações;
- respeitar os princípios éticos e profissionais da área de computação;
- possuir espírito empreendedor e inovador, na busca de soluções para os desafios das organizações e de novas oportunidades de crescimento profissional;
- ter visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade e nas organizações;
- identificar fontes seja em nível nacional, ou internacional de desenvolvimento científico e tecnológico na área de sistemas de informação e comunicar-se com elas;
- atuar na área de pesquisa e divulgação tecnológica;
- trabalhar em equipe com eficiência e bem relacionar-se com seus usuários.
O egresso do curso de Sistemas de Informação poderá atuar nas seguintes atividades:
- análise de sistemas;
- gerência de desenvolvimento de sistemas de informação;
- gerência de projetos de sistemas de informação;
- gerência de redes de computadores;
- gerência de sistemas de informação;
- gerência de tecnologia da informação;
- desenvolvimento de sistemas informatizados;
- administração de sistemas de bancos de dados;
- consultoria ou auditoria de sistemas de informação;
- atuar como profissional autônomo.
As práticas pedagógicas e os métodos de ensino-aprendizagem adotados pelo curso estão fundamentados em uma metodologia que orienta a organização do processo de ensino-aprendizagem de forma a contribuir para que os estudantes se responsabilizem por suas atividades de aprendizagem e desenvolvam comportamentos proativos em relação ao desenvolvimento de suas competências.
A proposta metodológica visa a um aprendizado que parte de problemas concretos da realidade por meio de atividades que apresentem situações problematizadoras, projetos, debates, seminários, aula expositivo-dialogada, aula prática (em sala de aula e em laboratórios de informática), aulas virtuais (utilizando ambientes virtuais de aprendizagem), trabalhos em grupos e individuais, painéis, etc. Com isso, pretende-se facilitar e estimular grupos de discussão, promovendo a participação e interação dos estudantes no ambiente em que estão inseridos. Neste contexto, o professor pode ser visto como um mediador, que orienta o processo de ensino-aprendizagem construído de forma coletiva.
As atividades desenvolvidas pelos diferentes campos de estudo objetivam criar condições para o desenvolvimento de capacidades de abstração e reflexão e proporcionam ao estudante incrementar o processo de aprender e de construir o conhecimento.
Duração | 8 Semestres |
---|---|
Turno | Noite |
Situação Legal | Portaria nº 922, de 27/12/2018 | DOU de 28/12/2018 | Edição 249 | Seção 1 | Página 283. |
Início de Funcionamento | 03/03/1995 |
Habilitação | Bacharel |
Coordenador | Fabricio Tonetto Londero |
si@ufn.edu.br |
Este curso está com inscrições abertas!
Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado 2021/2 da Universidade Franciscana. São duas formas de ingresso: a) prova de Redação On-line ou b) Nota da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM dos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, de escolha do candidato.
Valor do Curso
A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas-aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.
PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!
O valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.
Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor da hora-aula correspondente ao curso.
Obrigatórias
Aspectos educacionais, históricos e sócio-antropológicos da surdez; Vocabulário básico da Libras; Estrutura gramatical da Libras; Comunicação em Libras
Conhecendo a ciência; Os métodos de investigação científica no cotidiano profissional; Instrumentalização da pesquisa científica; Produção acadêmica
Fundamentos de Aplicações Web; Linguagens de Marcação; Linguagens de Estilo; Linguagens de Script
Sistemas de informação ; Tipologia dos sistemas de informação ; Tecnologia da informação ; Sistemas cooperativos e soluções comerciais
Noções de informática; Arquitetura de computadores e Introdução aos circuitos lógicos ; Sistemas Operacionais e Redes de Computadores; Noções de arquivos, sistemas de banco de dados e Inteligência Artificial
Introdução a algoritmos; Tipos de dados e instruções primitivas; Desenvolvimento de algoritmos; Conjuntos homogêneos
Proposições e conectivos; Construção de tabelas-verdade; Implicação e equivalência lógica; Argumentos
Limite de uma função real; Continuidade de uma função real; Derivada de uma função real; Integral
Princípios da engenharia de software e processo de software; Linguagem unificada para a modelagem ; Fundamentos de qualidade de software e teste; Fundamentos de gerência de projetos
Desenvolvimento histórico, máquinas e níveis de níveis de linguagens; Sistemas de numeração e aritmética de um computador; Organização e arquitetura de um computador; Componentes da OC e sua arquitetura
Fundamentos de interfaces humano-computador; Fatores humanos; Aspectos tecnológicos; Processo de desenvolvimento e usabilidade
Indução Matemática; Princípio Fundamental da Contagem; Relações de Recorrência; Grafos
Conjuntos heterogêneos; Modularização; Tratamento de arquivos; Ponteiros
Fundamentos de transmissão de dados e redes ; Modelos de Referência; Rede e transporte de Dados; Telefonia
Estruturas lineares; Matrizes; Árvores; Grafos
Orientação a objetos; Sintaxe de linguagens de programação orientadas a objetos; Programação orientada a objetos; Reutilização de classes
Introdução ; Modelo relacional ; Modelo entidade-relacionamento ; Linguagem de consulta relacional
Fundamentos de engenharia de requisitos ; Levantamento de requisitos ; Modelagem de software ; Gerenciamento de requisitos de software
Introdução aos sistemas operacionais; Processos e threads; Sincronização de Processos; Memória real e virtual
Bancos de dados ativos; Banco de dados objeto-relacionais; Otimização de consultas; Processamento de Transações
Planejamento de projeto de software; Interface gráfica; Integração com banco de dados; Desenvolvimento de software
Métodos de ordenação; Pesquisa em memória principal; Pesquisa em memória secundária; Aplicação e comparação dos métodos em diferentes linguagens
Modelos e Sistemas; Teoria das Filas; Simulação; Desenvolvimento de simulações
TCP/IP; Roteamento estático; Servidores Linux; Roteamento dinâmico
Noções de contabilidade orientada por computador; Relatórios contábeis computacionais; Custos operacionais; Orçamentos
Métodos de busca; Representação de conhecimento; Sistemas Multiagentes; Redes Neurais
Aspectos tecnológicos; Linguagens de script; Manipulação de banco de dados relacionais; Frameworks backend
Aspectos fundamentais de projeto de software; Projeto arquitetural de software e padrões; Aplicação prática do projeto de software; Desenvolvimento do software
Fundamentos das linguagens formais e autômatos; Linguagens, gramáticas e expressões regulares, autômatos finitos; Linguagens livres do contexto; Linguagens enumeráveis recursivamente, linguagens sensíveis ao contexto e introdução aos compiladores
Antropologia filosófica e seu objeto de estudo; Antropologia franciscana; Cosmovisão franciscana e cultura da paz; Questões sobre a vida contemporânea
O Empreendedorismo e o Empreendedor; Empresas; Modelos de Negócio; Plano de Negócios
Introdução à Internet das Coisas; Arquiteturas de IoT; IoT e a Nuvem; Programação para IoT e Aplicações
Fundamentos da modelagem de processos de negócio; Representação dos processos; Análise e informatização de processos de negócio; Sistemas de workflow
Segurança de Redes Locais e de longa distância; Serviços que promovem vulnerabilidades; Serviços que permitem escutar e visualizar o que passa em uma rede; Técnicas de defesa e invasão em servidores, estações de trabalho e equipamentos móveis
Processo decisório e sistemas de informação; Sistemas de apoio à decisão; Sistemas especialistas; Proposta e levantamento de requisitos de sistemas de apoio ao processo decisório
Fundamentos em Sistemas Distribuídos; Comunicação em Sistemas Distribuídos; Comunicação em grupo; Sistemas de Arquivos Distribuídos e Memória Compartilhada Distribuída
Modelagem de Problemas e Programação Linear; Método SIMPLEX; Problemas clássicos de otimização combinatória; Fluxo em redes
Ética e Dimensões do Agir Humano; Ética e vida política; Bioética e biotecnologia; Mercado, trabalho e dignidade humana
Big Data e Business Analytics; Reconhecimento de Padrões em Dados estruturados; Análise de problemas empresariais; Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
Introdução à Aplicações Móveis; Programação de Aplicativos Móveis; Persistência de Dados em Aplicações Móveis; APIs e Frameworks
Stack Banco; Stack Back-End; Stack Front-End; Full Stack
Análise de algoritmos; Análise assintótica; Análise da complexidade de algoritmos clássicos; NP-completude e intratabilidade
Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Métodos Ágeis de Gestão de Projetos; Métodos Tradicionais de Gestão de Projetos; Projetos de software
Diretrizes para elaboração do projeto de pesquisa; Planejamento do projeto de pesquisa; Elaboração do projeto de pesquisa; Defesa do projeto de pesquisa
Diversidades socioculturais; Direitos Humanos; Cultura afro-brasileira e indígena; Educação ambiental
Sumarização de rotas; Análise de tráfego de redes; Ferramentas de gerenciamento de tráfego; Ferramentas de gerenciamento de servidores e de dispositivos de redes
Gestão de tecnologia da informação; Gestão de sistemas de informação; Gestão de serviços de TI; Governança e Estratégia de TI
Padrões de projeto e componentes; Padrão criacional; Padrão estrutural ; Padrão comportamental
Qualidade de software; Garantia da qualidade de software; Testes de software; Elaboração e Documentação de testes de software
Desenvolvimento do projeto de pesquisa; Redação do trabalho de conclusão de curso; Finalização do trabalho de conclusão de curso ; Defesa oral
Big Data e Business Analytics; Reconhecimento de Padrões em Dados Estruturados; Vulnerabilidades de Sistemas Digitais; Gadgets e Medical Devices
Optativas
Código | Disciplina | Ementa | Carga horária | Créditos |
---|
Obrigatórias | 2920h |
---|---|
Optativas | 120h |
ACC | 200h |
Estágio | 0h |
Total | 3240h |
- Projetar, desenvolver e implantar sistemas informatizados, de acordo com as necessidades organizacionais;
- Projetar, gerenciar e integrar sistemas de bancos de dados;
- Gerir sistemas de informação;
- Projetar e gerenciar redes de computadores;
- Atuar na consultoria e auditoria de sistemas de Informação;
- Trabalhar em centros de pesquisa e desenvolvimento de softwares;
- Atuar como profissional autônomo.
- Laboratório de eletrônica, localizado no prédio 3, sala 109, conjunto I
- Laboratório de Redes de Computadores, localizado no prédio 4, sala 316, conjunto I
- Laboratório didático, com 40 computadores, localizado no prédio 3, sala 108, conjunto I
- Laboratório didático, com 20 computadores, localizado no prédio 3, sala 101, conjunto I
- Laboratório didático, com 21 computadores, localizado no prédio 3, sala 203, conjunto I
- Laboratório didático, com 40 computadores, localizado no prédio 4, sala 311, conjunto I
- Laboratório didático com mesas, com 20 computadores de alto desempenho, localizado no prédio 4, sala 315, conjunto I
Contato
Contato
E-mail: si@ufn.edu.br
Telefone:(55) 3220.1200
Ramal:1281