Sobre
Com dois geoparques reconhecidos pela UNESCO na região, uma proeminente economia criativa, reconhecidas instituições de ensino superior, vultosa produção científica e criação do Comitê pelo Meio Ambiente, Santa Maria intensifica seus potenciais como Cidade Cultura para se incluir em discussões globais em torno de questões sociais, ambientais e de governança. Neste contexto, o MBA em Comunicação Estratégica Especializada contempla, por módulos, desde a assessoria de comunicação integrada, até temas centrais em seu desenvolvimento na atualidade e nos próximos anos: Cultura e Turismo; Ambiente, Ciência e Tecnologia; além de Política e Economia. A cada módulo concluído, a UFN oferece uma certificação intermediária, e com a conclusão dos quatro módulos, os alunos recebem a certificação total do MBA.
Conclua em 12 meses
360 horas
25 de agosto de 2023
Aulas presenciais quinzenais e atividades assíncronas, conforme cronograma do curso. As aulas presenciais são realizadas nas sextas à noite e sábados, manhã e tarde, no Conjunto III, da Universidade Franciscana. As atividades assíncronas ocorrem sem a necessidade de interação em tempo real e permitem ao estudante acompanhar as atividades acadêmicas independente de horário e/ou local.
A presencialidade do estudante caracteriza-se pela presença física ou assíncrona nas aulas. O registro de frequência nas aulas assíncronas é efetuado mediante a realização das atividades no prazo fixado pelo professor no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Presencial com transmissão de aulas ao vivo - Modalidade híbrida
15X de R$ 390,00
Clique e conheça nossa estrutura física
Para quem
Graduados em Comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas), Administração, Marketing, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Turismo, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, e demais graduações nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Naturais e Exatas. O curso é voltado a produtores de conteúdo, empreendedores e assessores interessados em novos caminhos e novas estratégias para o desenvolvimento de seus negócios, e que tais atividades se conectem com propósitos e parâmetros globais de qualidade e sustentabilidade.
Aprenda com mestres e doutores referências em suas áreas de atuação
• Anelis Flores (Arquiteta e Urbanista, Doutora em Arquitetura)
• Bruno Ribeiro (Publicitário, Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens)
• Carina Bohnert (Jornalista, Mestre em Patrimônio Cultural)
• Carla Torres (Jornalista, Doutora em Comunicação)
• Carlos Alberto Badke (Jornalista, Mestre em Comunicação)
• Glaíse Palma (Jornalista, Doutora em Comunicação)
• Graziela Knoll (Publicitária, Doutora em Comunicação)
• Janaina Marchi (Licenciada e bacharel em História, Mestre em Administração)
• Laura Fabrício (Jornalista, Mestre em Comunicação)
• Marcos Alexandre Alves (Filósofo, Doutor em Educação)
• Mateus Frozza (Economista, Doutor em Ciências e Matemática)
• Neli Mombelli (Jornalista, Doutora em Comunicação)
• Sibila Rocha (Jornalista, Doutora em Comunicação)
• Sione Gomes (Jornalista, Mestre em Letras)
• Taize Lopes (Economista, Doutoranda em Economia)
• Higor Lameira Gasparetto (Advogado, Mestre em Direito)
Profissionais convidados
• Aline Dagios (Instrutora e analista em Eneagrama, Consultora em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Humano e Organizacional)
• Camillo Licinio (Publicitário. Head de criação na Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Maria)
• Daniel Ito Isaia (Gerente de Radiojornalismo da Rádio Nacional)
• Lucia Ritzel (Jornalista. Consultora na ANK Reputation. Atuou Gerente Executiva Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Coordenadora de Relações Corporativas e Comunicação Interna do Grupo RBS, Repórter Especial do Jornal Zero Hora)
• Ricardo Ritzel (Jornalista e assessor político estadual. Escritor, roteirista, produtor e diretor de cinema)
• Roberto Oliveira (Publicitário, Especialista em Assessoria em Comunicação Política, Sócio e diretor da ArtMeio Propaganda. Atuou como redator e roteirista de programas de rádio e TV de candidaturas municipais e estaduais)
• Simone Freire (Jornalista e Especialista em Sustentabilidade, fundadora da Espiral Interativa e idealizadora do Movimento Web Para Todos / São Paulo)
• Eloisa Beling Loose (Jornalista, Pós-doutora em Comunicação, professora e pesquisadora em UFRGS, Vice-líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental CNPq/UFRGS. Atuou como jornalista do portal Terra, Jornal do Commércio e Grupo RBS)
• Marçal Paim da Rocha (Químico Industrial, Mestre em Engenharia de Produção, CEO da Químea Soluções Ambientais de Santa Maria, empresa com 41 franquias pelo país)
• Natália Martins Flores (Jornalista, Pós-doutora em Comunicação, pesquisadora de comunicação e divulgação científica. Gerente de Conteúdo da Agência Bori / São Paulo)
Disciplinas abordadas:
- Texto criativo escrito e falado
- Funcionalidades da IA nas rotinas profissionais
- Comportamento empreendedor, gestão de equipes e liderança
- Gestão de risco e crise de reputação
- Comunicação Integrada de marketing e Media Training
- Economia no dia a dia: das notícias às estratégias de mercado
- Jornalismo político e assessoria: Práticas e estudos de caso
- Leis ao pé da letra da Comunicação
- Responsabilidade Ambiental: A sustentabilidade integrada à identidade das instituições
- Mudanças climáticas e urgências ambientais: Como se posicionar diante de um contexto em crise?
- Debates e práticas em ESG (Environmental, Social and Governance)
- Ciência nas redes: Conexões entre universidade, centros de pesquisa e sociedade
- Tendências e casos em economia criativa
- Patrimônio Cultural
- Projetos Culturais: captação de recursos, produção, execução e divulgação
Secretaria de Pós-graduação
Sala 310 – 3° andar- Prédio 16 – Conjunto III | Telefone: (55) 3025 1202 - Ramal 9092 | E- mail: secprpgpe@ufn.edu.br
Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa
Endereço: 6º andar- Prédio 7- Conjunto I | Telefone: (55) 3220-1204