Sobre
O curso de Especialização em Ensino de Biotecnologia justifica-se pelo notável avanço no campo das Biotecnologias nas duas primeiras décadas do século XXI. Esse conjunto de atividades baseadas em conhecimentos multidisciplinares que combinam ciência e tecnologia precisa ir ao encontro dos profissionais da Educação Básica. Dentre os inúmeros avanços desse campo do conhecimento, pode-se citar o desenvolvimento da Biologia Sintética e a Edição Gênica, que trazem perspectivas impensadas para a humanidade. Dessa forma, desenvolver saberes sobre as Biotecnologias possibilita a compreensão e reflexão sobre as inovações e quais os impactos nas nossas vidas. Além disso, o curso é capaz de colaborar para a compreensão dessa “ciência do futuro”.
Para quem
Professores da Educação Básica e Superior ou demais graduados com interesse em atuar no Ensino de Biotecnologia.
Objetivo:
Contribuir para a formação continuada de professores da educação básica das áreas de ciências, biologia, ciências da natureza e licenciaturas a fins, oportunizando um espaço para a discussão e aprendizagem sobre o campo de conhecimento da biotecnologia.
Períodos para ingresso
Nos cursos de Especialização EAD, há quatro períodos para ingresso, conforme o calendário acadêmico. O estudante poderá optar por ingressar nos meses de março, maio, agosto ou outubro. Em qualquer um dos casos, o curso terá duração de 12 meses e os módulos não possuem pré-requisitos. Ou seja, o estudante poderá matricular-se em qualquer dos módulos que estejam sendo ofertados.
Matriz Curricular - Disciplinas obrigatórias
• Introdução ao ensino de biotecnologia (5h)
• Biotecnologia: fundamentos teóricos (40h)
• Metodologias de ensino para novas gerações (40h)
• Biotecnologia: recursos didáticos (40h)
• Ensino e aprendizagem: cognição, interação e significação (40h)
• Optativa (30h)
• Biotecnologia e as fronteiras do conhecimento (40h)
• Tecnologias educacionais (40h)
• Optativa (30h)
• Biotecnologia e as práticas investigativas na sala de aula (40h)
• Produto Educacional (15h)
Matriz Curricular - Disciplinas Optativas
• Nanobiotecnologia e Sustentabilidade
• Nanobiotecnologia, Bioindicadores e Ecotoxicologia
• Profissão docente: dilemas atuais
• Interpretação de dados estatísticos
• Bioestatística
• BNCC e seus desafios
• Produção e edição de materiais multimídia
• Elaboração de um programa bilíngue
• Fraternidade, Educação e Vida
Especialização em Ensino
Os cursos de Especialização EAD da Universidade Franciscana buscam subsidiar professores no planejamento e nas práticas de ensino, contemplando novas orientações curriculares e, em especial, metodológicas, anunciadas por documentos educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Gaúcho e o Documento Orientador Curricular de Santa Maria/RS.
Por eles, perpassa um eixo comum em que serão abordados aspectos referentes a novas metodologias para as novas gerações, práticas metodológicas digitais, aspectos organizadores e desafios apontados pela BNCC, docência e seus desafios, diversidade, inclusão, humanidades. Já o eixo específico atende às especificidades de cada área proposta, sempre sobre uma abordagem interdisciplinar e contextualizada.
A matriz curricular contempla uma novidade: a construção de produtos educacionais a partir das vivências dos professores participantes. A produção terá a possibilidade de publicação sob a forma de monografia ou artigo e forte aplicabilidade sobre às práticas pedagógicas de sala de aula.
1º bimestre
Declaração Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos. A transgenia: alimentos, vacinas e perspectivas. As fronteiras do conhecimento - edição de genes humanos.
Histórico da Biotecnologia. O Campo das Biotecnologias e sua relação com a Genética, Engenharia e 8 Biologia Molecular. Técnicas das Biotecnologias: extração de ácidos nucleicos, diagnósticos moleculares, transformação genética e edição de genes.
Desafios à inovação nas práticas pedagógicas. Estratégias pedagógicas para a sala de aula. Ensino híbrido. Design thinking.
3º bimestre
Implicações éticas das técnicas da biotecnologia. O profissional professor e as demandas da ciência e tecnologia. A formação continuada do professor e as demandas em ciência tecnologia e sociedade (CTS).
Mídia digital e dinâmicas pedagógicas; Ferramentas hipermidiáticas.
Consultar lista de optativas.
2º bimestre
Significado de recurso didático. Planejamento e desenvolvimento dos recursos didáticos. Aplicação dos recursos didáticos para a sala de aula do ensino fundamental. Aplicação dos recursos didáticos para a sala de aula do ensino médio.
Distinção entre ensino e aprendizagem; Abordagem cognitivista da aprendizagem; Modelos interacionistas da aprendizagem; Teoria da aprendizagem significativa.
Consultar lista de optativas.
4º bimestre
As práticas investigativas, o que são? A sala de aula como espaço para as práticas investigativas. Como ensinar as biotecnologias com práticas investigativas.
Produto educacional. Projeto do produto educacional. Protótipo do produto educacional. Artigo científico.
Matriz Curricular - Disciplinas optativas
Carga Horária: 30h
Definições de nanociência e nanobiotecnologia. O impacto da nanotecnologia no meio ambiente. A contribuição da nanotecnologia para a sustentabilidade e no surgimento de fontes limpas de energia. Gestão ambiental. Complexidade ambiental. Ensino de nanobiotecnologia.
Carga Horária: 30h
Definições de Nanociência e Nanotecnologia. Nanobiotecnologia e a nanotecnologia ambiental. Bioindicação e bioindicadores ambientais. Ecotoxicologia como ferramenta nanotecnológica. A Nanotecnologia nas práticas de ensino de educação ambiental.
Carga Horária: 30h
A escola no século XXI: dilemas atuais; Subjetivação docente; Inovações curriculares e suas tensões; Práticas Integradas em educação; Saberes e Profissão docente.
Carga Horária: 30h
A Estatística na era dos Dados. Letramento e Letramento Estatístico. Medidas Resumo. Visualização de Dados. (Des)Informação usando Dados.
Conceitos básicos de bioestatística, Estatística descritiva, Decisão do teste estatístico, Testes estatísticos.
Fundamentos Pedagógicos da BNCC. Etapas de ensino na Educação Básica. Áreas de Conhecimento na BNCC. Práticas Escolares a partir da BNCC.
Carga horária: 30h
Carga horária: 30h
Carga horária: 30h
Fale conosco
UFN Digital
Conjunto I, Prédio 2
Rua dos Andradas, 1614
Santa Maria/RS
CEP: 97010-032
Fone: (55) 3220 - 1265
Secretaria: secead@ufn.edu.br