Ensino de Biotecnologia EAD

Sobre

O curso de Especialização em Ensino de Biotecnologia justifica-se pelo notável avanço no campo das Biotecnologias nas duas primeiras décadas do século XXI. Esse conjunto de atividades baseadas em conhecimentos multidisciplinares que combinam ciência e tecnologia precisa ir ao encontro dos profissionais da Educação Básica. Dentre os inúmeros avanços desse campo do conhecimento, pode-se citar o desenvolvimento da Biologia Sintética e a Edição Gênica, que trazem perspectivas impensadas para a humanidade. Dessa forma, desenvolver saberes sobre as Biotecnologias possibilita a compreensão e reflexão sobre as inovações e quais os impactos nas nossas vidas. Além disso, o curso é capaz de colaborar para a compreensão dessa “ciência do futuro”.

Para quem 

Professores da Educação Básica e Superior ou demais graduados com interesse em atuar no Ensino de Biotecnologia.

Objetivo:
Contribuir para a formação continuada de professores da educação básica das áreas de ciências, biologia, ciências da natureza e licenciaturas a fins, oportunizando um espaço para a discussão e aprendizagem sobre o campo de conhecimento da biotecnologia.

   


Períodos para ingresso

Nos cursos de Especialização EAD, há quatro períodos para ingresso, conforme o calendário acadêmico. O estudante poderá optar por ingressar nos meses de março, maio, agosto ou outubro. Em qualquer um dos casos, o curso terá duração de 12 meses e os módulos não possuem pré-requisitos. Ou seja, o estudante poderá matricular-se em qualquer dos módulos que estejam sendo ofertados.

Matriz Curricular - Disciplinas obrigatórias

1° bimestre
2° bimestre
3° bimestre
4° bimestre

• Introdução ao ensino de biotecnologia (5h)
• Biotecnologia: fundamentos teóricos (40h)
• Metodologias de ensino para novas gerações (40h)

• Biotecnologia: recursos didáticos (40h)
• Ensino e aprendizagem: cognição, interação e significação (40h)
• Optativa (30h)

• Biotecnologia e as fronteiras do conhecimento (40h)
• Tecnologias educacionais (40h)
• Optativa (30h)

• Biotecnologia e as práticas investigativas na sala de aula (40h)
• Produto Educacional (15h)

Matriz Curricular - Disciplinas Optativas

Optativas

• Nanobiotecnologia e Sustentabilidade
• Nanobiotecnologia, Bioindicadores e Ecotoxicologia
• Profissão docente: dilemas atuais
• Interpretação de dados estatísticos
• Bioestatística
• BNCC e seus desafios
• Produção e edição de materiais multimídia
• Elaboração de um programa bilíngue
• Fraternidade, Educação e Vida

     

Especialização em Ensino

Os cursos de Especialização EAD da Universidade Franciscana buscam subsidiar professores no planejamento e nas práticas de ensino, contemplando novas orientações curriculares e, em especial, metodológicas, anunciadas por documentos educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Gaúcho e o Documento Orientador Curricular de Santa Maria/RS.

Por eles, perpassa um eixo comum em que serão abordados aspectos referentes a novas metodologias para as novas gerações, práticas metodológicas digitais, aspectos organizadores e desafios apontados pela BNCC, docência e seus desafios, diversidade, inclusão, humanidades. Já o eixo específico atende às especificidades de cada área proposta, sempre sobre uma abordagem interdisciplinar e contextualizada.

A matriz curricular contempla uma novidade: a construção de produtos educacionais a partir das vivências dos professores participantes. A produção terá a possibilidade de publicação sob a forma de monografia ou artigo e forte aplicabilidade sobre às práticas pedagógicas de sala de aula.

1º bimestre

Introdução ao ensino de biotecnologiaCarga Horária: 5h

Declaração Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos. A transgenia: alimentos, vacinas e perspectivas. As fronteiras do conhecimento - edição de genes humanos.

Biotecnologia: fundamentos teóricosCarga Horária: 40h

Histórico da Biotecnologia. O Campo das Biotecnologias e sua relação com a Genética, Engenharia e 8 Biologia Molecular. Técnicas das Biotecnologias: extração de ácidos nucleicos, diagnósticos moleculares, transformação genética e edição de genes.

Metodologias de ensino para novas geraçõesCarga Horária: 40h

Desafios à inovação nas práticas pedagógicas. Estratégias pedagógicas para a sala de aula. Ensino híbrido. Design thinking.

3º bimestre

Biotecnologia e as fronteiras do conhecimentoCarga Horária: 40h

Implicações éticas das técnicas da biotecnologia. O profissional professor e as demandas da ciência e tecnologia. A formação continuada do professor e as demandas em ciência tecnologia e sociedade (CTS).

Tecnologias educacionaisCarga Horária: 40h

Mídia digital e dinâmicas pedagógicas; Ferramentas hipermidiáticas.

OptativaCarga Horária: 30h

Consultar lista de optativas.

2º bimestre

Biotecnologia: recursos didáticosCarga Horária: 40h

Significado de recurso didático. Planejamento e desenvolvimento dos recursos didáticos. Aplicação dos recursos didáticos para a sala de aula do ensino fundamental. Aplicação dos recursos didáticos para a sala de aula do ensino médio.

Ensino e aprendizagem: cognição, interação e significaçãoCarga Horária: 40h

Distinção entre ensino e aprendizagem; Abordagem cognitivista da aprendizagem; Modelos interacionistas da aprendizagem; Teoria da aprendizagem significativa.

OptativaCarga Horária: 30h

Consultar lista de optativas.

4º bimestre

Biotecnologia e as práticas investigativas na sala de aulaCarga Horária: 40h

As práticas investigativas, o que são? A sala de aula como espaço para as práticas investigativas. Como ensinar as biotecnologias com práticas investigativas.

Produto educacionalCarga Horária: 15h

Produto educacional. Projeto do produto educacional. Protótipo do produto educacional. Artigo científico.

Matriz Curricular - Disciplinas optativas

Nanobiotecnologia e sustentabilidade
Carga Horária: 30h

Definições de nanociência e nanobiotecnologia. O impacto da nanotecnologia no meio ambiente. A contribuição da nanotecnologia para a sustentabilidade e no surgimento de fontes limpas de energia. Gestão ambiental. Complexidade ambiental. Ensino de nanobiotecnologia.

Nanobiotecnologia: bioindicadores e ecotoxicologia
Carga Horária: 30h

Definições de Nanociência e Nanotecnologia. Nanobiotecnologia e a nanotecnologia ambiental. Bioindicação e bioindicadores ambientais. Ecotoxicologia como ferramenta nanotecnológica. A Nanotecnologia nas práticas de ensino de educação ambiental.

Profissão docente: dilemas atuais
Carga Horária: 30h

A escola no século XXI: dilemas atuais; Subjetivação docente; Inovações curriculares e suas tensões; Práticas Integradas em educação; Saberes e Profissão docente.

Interpretação de dados estatísticos
Carga Horária: 30h

A Estatística na era dos Dados. Letramento e Letramento Estatístico. Medidas Resumo. Visualização de Dados. (Des)Informação usando Dados.

BioestatísticaCarga Horária: 30h

Conceitos básicos de bioestatística, Estatística descritiva, Decisão do teste estatístico, Testes estatísticos.

BNCC e seus desafiosCarga Horária: 30h

Fundamentos Pedagógicos da BNCC. Etapas de ensino na Educação Básica. Áreas de Conhecimento na BNCC. Práticas Escolares a partir da BNCC.

Produção e edição de materiais multimídia*
Carga horária: 30h
Elaboração de um programa bilíngue*
Carga horária: 30h
Fraternidade, Educação e Vida*
Carga horária: 30h

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