Ensino de Bioética EAD

O curso de Especialização Lato Sensu em Ensino de Bioética tem como foco essencial o ensino e a aprendizagem da bioética. Do ponto de vista conceitual, trata-se do estudo dos fundamentos mais representativos do pensamento bioético, bem como de suas aplicações no ensino a partir do uso de novas metodologias e tecnologias digitais. Do ponto de vista da formação profissional, o curso visa contribuir com a formação de pessoas capazes de atuar no ensino de bioética e em comitês de ética e bioética.

Público-alvo: 
Professores da Professores da Educação Básica e Superior ou demais graduados com interesse em atuar no Ensino de Bioética.

Objetivo:
Qualificar profissionais para o ensino da bioética, fortalecendo competências e capacidades em ética, bioética e integridade científica em suas atividades docentes, na participação em comitês ou comissões de ética e bioética, na elaboração de programas de formação continuada, entre outras atividades, valorizando, assim, o sentido ético da investigação e seu impacto no desenvolvimento social e cultural.

Início das aulas para a próxima turma: a partir de 12 de maio de 2021

Duração do curso:                              Carga Horária:
1 ano                                                      360 horas

Valor do curso:                                   Modalidade:
12x de R$ 192,80                                 EaD, sem encontros presenciais

                   


                   

Especialização em Ensino

Os cursos de Especialização EAD da Universidade Franciscana buscam subsidiar professores no planejamento e nas práticas de ensino, contemplando novas orientações curriculares e, em especial, metodológicas, anunciadas por documentos educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Gaúcho e o Documento Orientador Curricular de Santa Maria/RS.

Por eles, perpassa um eixo comum em que serão abordados aspectos referentes a novas metodologias para as novas gerações, práticas metodológicas digitais, aspectos organizadores e desafios apontados pela BNCC, docência e seus desafios, diversidade, inclusão, humanidades. Já o eixo específico atende às especificidades de cada área proposta, sempre sobre uma abordagem interdisciplinar e contextualizada.

A matriz curricular contempla uma novidade: a construção de produtos educacionais a partir das vivências dos professores participantes. A produção terá a possibilidade de publicação sob a forma de monografia ou artigo e forte aplicabilidade sobre às práticas pedagógicas de sala de aula.

Períodos para ingresso

Nos cursos de Especialização EAD, há quatro períodos para ingresso, conforme o calendário acadêmico. O estudante poderá optar por ingressar nos meses de março, maio, agosto ou outubro. Em qualquer um dos casos, o curso terá duração de 12 meses e os módulos não possuem pré-requisitos. Ou seja, o estudante poderá matricular-se em qualquer dos módulos que estejam sendo ofertados.

                   

                 


Matriz Curricular - Disciplinas obrigatórias

1º bimestre

Introdução ao Ensino de BioéticaCarga horária: 5h

I) Bioética: O que é? Para quem é? Para que serve? II) Ensino de bioética e formação cidadão

Fundamentos de BioéticaCarga horária: 40h 

I) Introdução e história da bioética (a pré-história da bioética; o nascimento da bioética; a institucionalização da bioética; a bioética no Brasil); II) Ética, moral e bioética (ética x moral; ética aplicada; ética profissional; ética especial; bioética); III) fundamentos éticos da bioética (o principialismo bioético; críticas ao principialismo; bioética social; bioética ambiental); IV) Educação em bioética.

Metodologias de ensino para as novas geraçõesCarga horária: 40h

Desafios à inovação nas práticas pedagógicas. Estratégias pedagógicas para a sala de aula. Ensino híbrido. Design thinking.

2º bimestre

Ética no ensino e na pesquisaCarga horária: 40h

I) Ciência e método científico no ensino e na pesquisa. II) Ética em Pesquisa no Brasil e no mundo; III) O Sistema de Ética em Pesquisa no Brasil: CEP/CONEP IV) Resoluções vigentes e documentos complementares V) Casos paradigmáticos em Ética na Pesquisa

Ensino e aprendizagem: cognição, interação e significaçãoCarga horária: 40h

Distinção entre ensino e aprendizagem; Abordagem cognitivista da aprendizagem; Modelos interacionistas da aprendizagem; Teoria da aprendizagem significativa.

3º bimestre

Bioética, Formação e SociedadeCarga horária: 40h

I) Bioética e direitos humanos; (1.1 Bioética e biodireito; 1.2. Juridicização dos Direitos Humanos; Juridicização das Patentes; 1.4. Juridicização do Genoma Humano; II) Saúde, justiça e bioética; 2.1 O direito à saúde: uma análise através da Constituição Federal de 1988 e de Convenções Internacionais; 2.2 A bioética e os seus desafios nos sistemas de saúde 2.3 Biopoder e o direito à saúde; 2.4 Judicialização da Saúde no Brasil; III) Bioética e cidadania; IV) Bioética, vulnerabilidade e diversidade

Tecnologias educacionaisCarga horária: 40h

Mídia digital e dinâmicas pedagógicas; Ferramentas hipermidiáticas.

OptativaCarga horária: 30h

Consultar lista de optativas.

4º bimestre

Temas de Educação em BioéticaCarga horária: 40h

I) Bioética e ciência; II) Bioética e biotecnologia; III) Inserção ética das técnicas de biotecnologia como prática de ensino. IV) Desafios do professor na educação em ciência.

Produto educacionalCarga horária: 15h

Produto educacional. Projeto do produto educacional. Protótipo do produto educacional. Artigo científico.

OptativaCarga horária: 30h

Consultar lista de optativas.

Matriz Curricular - Disciplinas optativas

Nanobiotecnologia e sustentabilidade
Carga horária: 30h

Definições de nanociência e nanobiotecnologia. O impacto da nanotecnologia no meio ambiente. A contribuição da nanotecnologia para a sustentabilidade e no surgimento de fontes limpas de energia. Gestão ambiental. Complexidade ambiental. Ensino de nanobiotecnologia.

Nanobiotecnologia: bioindicadores e ecotoxicologia
Carga horária: 30h

Definições de Nanociência e Nanotecnologia. Nanobiotecnologia e a nanotecnologia ambiental. Bioindicação e bioindicadores ambientais. Ecotoxicologia como ferramenta nanotecnológica. A Nanotecnologia nas práticas de ensino de educação ambiental.

Profissão docente: dilemas atuais
Carga horária: 30h

A escola no século XXI: dilemas atuais; Subjetivação docente; Inovações curriculares e suas tensões; Práticas Integradas em educação; Saberes e Profissão docente.

Interpretação de dados estatísticos
Carga horária: 30h

A Estatística na era dos Dados. Letramento e Letramento Estatístico. Medidas Resumo. Visualização de Dados. (Des)Informação usando Dados.

BioestatísticaCarga horária: 30h

Conceitos básicos de bioestatística, Estatística descritiva, Decisão do teste estatístico, Testes estatísticos.

BNCC e seus desafios
Carga horária: 30h

Fundamentos Pedagógicos da BNCC. Etapas de ensino na Educação Básica. Áreas de Conhecimento na BNCC. Práticas Escolares a partir da BNCC.

Produção e edição de materiais multimídia*
Carga horária: 30h
Elaboração de um programa bilíngue*
Carga horária: 30h
Fraternidade, Educação e Vida*
Carga horária: 30h

*Oferta de disciplina a partir de maio/2021

Fale conosco

UFN Digital
Conjunto I, Prédio 2
Rua dos Andradas, 1614
Santa Maria/RS
CEP: 97010-032
Fone: (55) 3220 - 1265
Secretaria: secead@ufn.edu.br