28/10/2022
A Universidade franciscana (UFN) realizou de 25 a 27 de outubro o XXVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE). Com a temática ‘Educação e ciência: caminhos compartilhados’, a organização teve 603 participantes inscritos que apresentaram mais de 450 trabalhos em formato oral ou de pôsteres durante o evento educacional. Uma primeira atividade foi realizada previamente no dia 19 de agosto, com a temática ‘Humanismo Integral e o papel da Universidade Católica’, a Aula Inaugural foi ministrada pelo professor Pe. José Abel de Sousa.
Durante a abertura do Simpósio ocorreu a premiação dos alunos bolsistas de Iniciação Científica, os projetos avaliados, oriundos das bolsas FAPERGS, CNPq e UFN foram organizados e separados em quatro grandes áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Tecnológicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais. O pró-reitor de Pós-graduação e pesquisa, professor Marcos Alexandre Alves, destacou a importância do Simpósio para a valorização científica e das pesquisas, além de incentivar os alunos a participarem de atividades institucionais. “O SEPE também oportuniza uma integração entre Graduação e Pós-graduação, no sentido em que os alunos da Graduação podem aprender e trocar experiências com os alunos da Pós e vice-versa”.
A conferência de abertura ‘Pesquisa e empreendedorismo acadêmico’ foi feita pelo professor Rafael Roesler, Diretor Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e professor do Departamento de Farmacologia, Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No eixo Educação, Cultura e Comunicação, o painel teve como tema o ‘Ensino e curricularização da Extensão’, integrado pelos professores Adriana Braganholo, da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Márcio Taschetto (UFN).
Durante a tarde foram reunidos os eixos temáticos em Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável, com o painel ‘Talentos em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática - STEAM: oportunidades e desafios para a sociedade’, com Engenheira Civil e Head da STEM For Girls, Aline Carvalho (Rio de Janeiro) e a com a Vice-reitora da UFN, professora Solange Binotto Fagan. “Temos o objetivo de usar workshops de ciência e tecnologia para trazer mais meninas para as áreas das ciências exatas já que temos apenas 28% de pesquisadoras mulheres no mundo. A gente também quer que as mulheres se adaptem aos novos postos de trabalho que a indústria está trazendo, como a ciência de dados, inteligência artificial, robótica, impressão 3D e diversas outras tecnologias”, comentou a conferencista carioca.
Na quarta-feira (26), o assunto 'Fundamento em Atenção Integral e Promoção à Saúde' foi trabalhado por Lenise Dutra da Silva, doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marcia Montagner Maia, da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) e pelo acadêmico Leandro da Silva de Medeiros, bolsista de Iniciação Científica da Universidade Franciscana. Com coordenação da professora Dirce Stein Backes (UFN), o tema discutido foi ‘Saúde no contexto atual: saberes, práticas e perspectivas’. O segundo eixo abordado no dia, com o painel ‘Justiça consensual e conciliatória no Direito de família’, reuniu falas sobre Direitos, Políticas Públicas e Diversidade com Angélica Cerdotes, da Universidade Regional Integrada (URI) de Santiago, e com a professora Bernadete dos Santos (UFN).
A programação de painéis do SEPE foi finalizada com a apresentação da conferência ‘Empreendedorismo, Inovação em Parques Tecnológicos’, com os integrantes Artur Roberto de Oliveira Gibbon, Diretor do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Aislan Menk Diretor Executivo da Stars Aceleradora, abordaram. Durante a tarde, os professores Jonei Cerqueira Barbosa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Vanilde Bisognin (UFN), discutiram sobre Educação, Cultura e Comunicação através do painel ‘Ambientes inovadores de ensino e aprendizagem’.
O último dia do Simpósio também contou com o Lançamento de Produções Científicas e Tecnológicas com apresentação de trabalhos realizados ao longo dos semestres pelos acadêmicos da UFN. Ao total, foram 11 produções nos formatos de livro, mídia, software, produto ou equipamento foram compartilhadas com o público presente no Hall do Prédio 15 – Conjunto III. Entre os assuntos abordados pelos pesquisadores estavam: aleitamento materno, formação inicial de professores, práticas de contabilidade e qualidade na assistência ao parto.
No decorrer dos três dias de Simpósio o público teve a oportunidade de transitar em horários paralelos aos painéis e conhecer mais sobre os estudos presentes em pôsteres, com apresentações de trabalhos orais o espaço proporcionou aos acadêmicos um momento de Integração entre Pós-graduação e Graduação da Universidade. A estudante Rafaela Naressi, do curso de Biomedicina, destaca a importância da integração entre acadêmicos: “Fui para o SEPE para conhecer novos projetos, iniciativas e diferentes olhares sobre o mundo científico. Achei muito interessante ver diversos trabalhos de colegas meus, as apresentações deles, além de conhecer os trabalhos de outros estudantes”.
O espaço também promoveu orientações com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), que estava presente a fim de esclarecer dúvidas, inquietudes, curiosidades para que a pesquisa esteja em conformidade com as Resoluções vigentes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). “Esse ano tive a oportunidade de apresentar pela primeira vez no SEPE a minha primeira pesquisa da iniciação cientifica. Nunca tinha participado de um evento assim aqui na UFN foi uma ótima experiência e de grande aprendizado, que espero repetir em 2023, mas apresentando os resultados da pesquisa”, destacou a acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda, Laura Pantoja.
Texto: Gabriela de Flores Neto / Estagiária de Jornalismo
Fotos: ASSECOM/UFN