05/06/2023
Os mais de 800 candidatos aos Vestibular de Inverno para o curso de Medicina da Universidade Franciscana realizaram na tarde desta segunda-feira (05) uma prova exclusivamente presencial no Conjunto III da Universidade composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação dissertativa-argumentativa que possibilita o preenchimento das 40 vagas que dão acesso à turma de novos acadêmicos que iniciará suas aulas no 2º semestre deste ano. O curso de Medicina da UFN é um dos mais conceituados do Brasil já que, no ano passado, recebeu a avaliação máxima do Ministério da Educação (nota 5), o que reflete o alto nível de ensino ofertado pela Universidade santa-mariense.
“O dia da realização do Vestibular, é sempre um dia especial para a Universidade. Por mais que tenhamos realizado muitos vestibulares, é sempre novo. Ali se percebe o desejo destes jovens de encontrarem um caminho profissional, seja na Medicina ou por vezes em algum outro curso, aqui na Universidade Franciscana. Santa Maria tem sim qualidade de Educação Superior, é uma cidade para qual muitos jovens, famílias, pais, voltam seus olhares. Porque aqui é um lugar que forma com muito empenho e dedicação, mas também com muita competência”, enfatizou a Reitora, professora Iraní Rupolo, a respeito da expertise educacional que alia teoria e prática na inserção da realidade com os problemas de saúde, mas também com propósitos de soluções.
Foram quatro horas de uma prova temática que abordou questões relacionadas a ’Por que as ciências humanas e as ciências exatas são complementares para o exercício da cidadania democrática?’. De acordo com o professor Adilção Beust, da Coordenadoria de Seleção e Ingresso, o tema da redação foi baseado no texto do filósofo francês Edgar Morin e foi trabalhado dentro de todas as disciplinas. Como descreve o professor Erick Calegaro, que integra a banca de elaboração da prova e correção das avaliações: “Nos baseamos na filosofia de Morin, quando ele faz a comparação do planeta terra a uma nave. Em que a economia e a educação são setores e fazem parte desta nave e que precisam de algum tipo de manutenção. Ele diz que precisamos cuidar desta nave, algo que não está acontecendo, porque, o conhecimento se fragmentou de uma forma tão grande que não estamos conseguindo exercer a cidadania democrática”. O índice de abstenção foi de 7.35%.
Betina Berger, natural de Dona Francisca, de 17 anos, comenta que foi seu primeiro Vestibular: “Achei que as questões foram bem objetivas. Estava mais acostumada com o ENEM”. Já a vestibulanda de 19 anos, Merlin Tainara Friske, vinda de Santa Rosa, comenta que a prova foi acessível. Em relação ao tema da redação ela acredita que remete aos desafios do futuro profissional: “Minha mãe fala muito isso que você precisa desse humanismo para ser um bom profissional. Porque de nada adianta um médico saber só os cálculos de uma posologia e não saber lidar com o paciente”.
“Receber os novos acadêmicos é uma coisa muito gratificante, porque eles vêm com muito entusiasmo pelo curso. Eu sempre digo que os estudantes de Medicina da UFN são de muita sorte pois, muitas vezes no início os professores não são médicos. Os nossos professores são excelentes, pois, são atuantes em suas áreas. Não é em todas as universidades que se consegue este nível de ensino que temos aqui”, destaca a coordenadora do curso de Medicina, professora Leris Bonfanti a respeito do corpo docente altamente especializado e atuante no mercado de trabalho e em hospitais.
A mãe de uma vestibulanda, Oraci dos Passos, veio da cidade São Marcos, na Serra Gaúcha, para acompanhar sua filha: "Viajamos seis horas ontem, ficamos no hotel para ela ficar descansada. Estamos correndo atrás do sonho dela, pois, é seu primeiro Vestibular. Ficamos sempre na expectativa, tentando tranquilizar, para que ela fique calma na prova. Tentei passar segurança, por isso viemos acompanhar. Acho que assim ela vai se sentir mais segura". Uma série de ações integrativas também foram pensadas para estas famílias que vieram acompanhar os vestibulandos neste dia de provas como a Exposição ComunicaLAB que celebra os 20 anos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo e um momento de orações Capela São Francisco de Assis que foi conduzido pela Pastoral Universitária.
O Gabarito da Prova de Medicina será divulgado hoje (5 de junho), a partir das 18h30min neste site. Já o Gabarito Definitivo de Prova, transcorrido o prazo para recurso, será disponibilizado no site do Vestibular da UFN até às 18h do dia 6 de junho (terça-feira). A divulgação digital dos aprovados em Medicina será no dia 12 de junho (segunda-feira), às 16h.
A matrícula dos candidatos aprovados em Primeira Chamada (até a posição 40ª) será realizada preferencialmente de forma presencial no dia 14 de junho (quarta-feira), das 8h às 18h, na Central de Atendimento da UFN, localizada à Rua Dos Andradas, nº 1614.
Focando o Ensino Superior como agente de transformação, inspiração e evolução dos futuros acadêmicos, o Vestibular de Inverno 2023 da Universidade Franciscana (UFN) está com inscrições abertas destinadas ao preenchimento de vagas no ano de 2023, em 32 cursos de Graduação nas modalidades presencial (25 cursos), semipresencial (5 cursos) e de Ensino a Distância (3 cursos). O processo seletivo ocorre em modo de fluxo contínuo e as inscrições serão realizadas através do preenchimento do Formulário Eletrônico disponível aqui e com o investimento de R$ 60,00.
O candidato deve optar por uma das seguintes formas de seleção: a) Aproveitamento da nota de Redação UFN, realizada em outro Processo Seletivo, entre os anos de 2019 a 2023; b) Aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado entre os anos de 2016 a 2022; ou c) Prova de Redação On-line UFN do Processo Seletivo Simplificado 2023, realizada via internet. Os vestibulandos aprovados estarão habilitados a realizarem a matrícula digital no curso da inscrição, em até dois dias úteis da divulgação do resultado individual no site. A matrícula digital deverá ser realizada por meio do acesso individual do candidato ao Portal do Aluno (AGENDA), disponível neste link.
Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Colaboração: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Fernanda Menezes/Estagiária de Publicidade e Propaganda