29/07/2022
Mais do que a consagração de uma conquista após anos de estudo, o diploma é um documento que valida a conclusão dos cursos de Graduação (Bacharelado, Licenciatura e de Tecnologia) para o mercado de trabalho. Além de ser item fundamental para o ingresso em cursos de Pós-graduação. Criado pelo o Ministério da Educação (MEC) e implantado em todo o território nacional a partir de 2020, através da publicação da Portaria nº 554/MEC, a ferramenta virtual promove a modernização de documentações acadêmicas, aliada às exigências da legislação educacional, e ainda evita fraudes ao reforçar a segurança para registro e emissão.
A UFN passou a expedir os diplomas no formato digital em 6 de maio de 2022. E o protocolo para o formando expedir seu diploma não teve alteração, a única diferença é o meio que o documento é fornecido, sendo o digital. Após o estudante colar grau, a Secretaria Acadêmica (SEAC) procede com o processo de expedição e registro do documento. O estudante recém formando não precisa realizar pagamento para recebimento do Diploma. Já os acadêmicos egressos que tiraram sua 1ª via no formato físico, antes da legislação atual, e necessitem da expedição de um novo documento, poderão requisitar o diploma digital através do pagamento de taxa.

A Diretora da Secretaria Acadêmica, Daiane Regaçon, detalha que, além de se conectar a práticas mais sustentáveis, este novo modelo traz aos concluintes outros benefícios: “O mais evidente é a questão da praticidade e do tempo, o diploma físico demorava um pouco mais devido ao seu processo de expedição e assinaturas, e agora esse processo todo se dá de forma praticamente imediata. O aluno que conclui o curso e cola o grau, no máximo em dois ou três dias, já está com seu diploma encaminhado e já pode solicitar seu registro na carteira de trabalho. Sem falar da questão da segurança, já que visa diminuir o número de fraudes de diplomas”.
Após a solicitação do documento virtual, e obedecendo o prazo de emissão, o arquivo fica disponível para download no Sistema Agenda da UFN que é acessado diretamente com os dados do aluno. E o concluinte também receberá uma notificação no seu e-mail institucional assim que o diploma estiver pronto. A Diretora da SEAC também explica que o diploma digital substitui o Diploma impresso: “Porém, o diploma digital, que um arquivo no formato XML, tem uma representação visual em formato PDF, que pode ser impressa pelo estudante”.
E todo o processo de desenvolvimento do diploma digital concedido aos acadêmicos da UFN foi elaborado dentro da própria Universidade, através do Setor de Tecnologia da Informação que, de acordo como seu Diretor Daniel Rovadoschi, toda a equipe esteve envolvida e estudando as normas vigentes para entregar o melhor resultado. “É um motivo de orgulho para todos nós, já que criamos esta ferramenta integrada ao sistema acadêmico, o que fica até mais tranquilo de trabalhar. A estrutura do diploma digital é formada por um arquivo XML que é validado no Portal do MEC e reúne todas as informações do aluno como uma forma de manter digitalmente preservados estes dados”, comenta.
O diploma digital de curso superior de Graduação é o documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais. Ele possui a mesma validade jurídica do documento em papel, já que contém assinaturas com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais.
Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Colaboração: UFN TV