27/08/2018
Em virtude dos 160 anos de emancipação da cidade de Santa Maria, cursos da Universidade Franciscana promovem palestra para discutir fato que ficou marcado na história e é pouco conhecido no município: o assassinato de Felipe de Oliveira, ocorrido no Século XIX.
“Um homicídio em Santa Maria: o caso de Felipe de Oliveira” será ministrado pelo Prof. Me. Marcos Pascotto Palermo, da UFN, e contará a história por trás do assassinato do pai do poeta Felipe Daudt de Oliveira.
O objetivo é revisitar o caso do homicídio, como forma de apresentar um panorama histórico do município no período monárquico e início do republicano. Por meio dele, busca-se evidenciar o cenário político da época, comparando instituições jurídicas e políticas do passado com as atuais.
A atividade faz parte da programação de diversos eventos promovidos pelo Projeto de Extensão Interdisciplinar ‘Santa Maria da Boca do Monte: tempos de memória (1858-2018) ’, organizado pelos Cursos de História, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Design, Tecnologia em Design de Moda, Letras, Direito e Metrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) da UFN.
De acordo com a organizadora e participante do projeto, professora Roselaine Casanova Correa, o projeto tem como foco a recuperação da história sociocultural de Santa Maria.
“Queremos atualizar o público acadêmico e externo sobre a formação política da cidade com esta recuperação histórica e, valorizar os campos de memória a partir de uma problematização da temporalidade, que é expressa nos mais diversos campos como a literatura, a religiosidade, a arquitetura, etc”, explica a docente.

A palestra ocorre no dia 30 de agosto, a partir das 18h30, no Salão Azul, localizado no Conjunto I da IES. A entrada é franca e aberta ao público.
SERVIÇO:
Palestra: “Um homicídio em Santa Maria: o caso de Felipe de Oliveira”
Data: 30 de agosto, a partir das 18h30.
Local: Salão Azul, Conjunto I da UFN.