Profissional do Amanhã promove experiências científicas e tecnológicas na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/07/2021

Desenvolver habilidades a fim de capacitar os futuros agentes sociais desde cedo, possibilitando que os estudantes do Ensino Médio possam conhecer as profissões que estarão em alta no mercado de trabalho em uma imersão em projetos de tecnologia, liderança e inovação. É assim que o programa Profissional do Amanhã, uma iniciativa inédita da Universidade Franciscana (UFN), se configura ao fomentar competências e compartilhar experiências de conhecimento.

Aproximar o estudante da Universidade através de uma imersão no Ensino Superior, oferecendo todos os cursos da Instituição onde ele pode transitar. Vamos poder mostrar a este futuro universitário que ele abra seu olhar com uma discussão de que, a área que ele quer seguir está trabalhando em termos de futuro, de mercado de trabalho, de inserção pós formação”, esclarece a vice-reitora da UFN, professora Solange Binotto Fagan, sobre o programa que será aplicado de maneira on-line e inicia no dia 17 (terça-feira).

Pensado para que os estudantes tenham acesso às inúmeras oportunidades de aprendizado que são oferecidas aos acadêmicos da UFN - desde os cursos, professores e laboratórios - o Profissional do Amanhã é composto por cinco projetos que desenvolverão as carreiras mais promissoras que estão despontando no mercado: Academia de Computação, Cientista Aprendiz, Inteligência em Saúde, Líder do Futuro e Transformação Criativa.

Cada projeto será trabalhado através de quatro temas propostos pelos Mentores (professores) e apoiado pelas vivências de Embaixadores (acadêmicos), as atividades serão aplicadas em oficinas, bate-papos e workshops. Tudo para que os participantes possam conhecer como funciona o processo de criação e desenvolvimento de um game, entender o que é nanotecnologia e como ela é utilizada, discutir sobre a moda e sua evolução histórica e ainda fazer uma imersão em Inteligência Artificial e Internet das Coisas, entre tantas outras temáticas propostas.

A vice-Reitora ainda enfatiza que uma das missões da Universidade é apontar ao aluno caminhos a serem seguidos: “A Pandemia nos remeteu muito a isso, tudo está mudando tão rápido e se reconfigurando que este é o momento propício para tratarmos de futuro para um jovem que está tão isolado e precisa se reconfigurar em novas perspectivas. Vamos dispor nossos professores e acadêmicos para que eles possam se conectar para ter com quem falar e perguntar sobre os cursos. Temos que mostrar ao nosso potencial acadêmico que os cursos que estão sempre presentes nestas listas que formam profissionais inovadores a UFN tem aqui para oferecer”.

As inscrições são gratuitas e já podem ser efetuadas neste link, até o dia 13 de agosto (sexta-feira). Direcionado à estudantes do Ensino Médio, os encontros virtuais ocorrerão quinzenalmente de modo alternado com oficinas temáticas, reuniões para planejamento e construção do produto, serviço ou protótipo que deverá ser apresentado ao final do programa. No término destas atividades, o melhor projeto ainda será premiado em um evento realizado pela UFN, a Mostra Profissional do Amanhã.

Conheça mais sobre os projetos que serão desenvolvidos no PROFISSIONAL DO AMANHÃ:

CIENTISTA APRENDIZ
Conhecer a ciência de uma forma descomplicada, dinâmica e interessante de se aprender é a maneira como os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Biomédica, Engenharia de Materiais, Física Médica, Radiologia, Biomedicina e Farmácia, se propõe a atuar. Proporcionando ambientes de experimentação ao estudante em diversas áreas, transformando os alunos em cientistas aprendizes através de temas: ‘Nanofios – curando e construindo o futuro’, ‘Nanotecnologia 24h com você’, ‘Teranóstica – da ciência à cura de doenças’ e ‘Tratamento de Águas Residuárias’.

ACADEMIA DE COMPUTAÇÃO
Uma oportunidade criativa para conhecer os cursos de Ciência da Computação, Jogos Digitais, Matemática e Sistemas de Informação da UFN a partir de uma imersão em temas como: ‘Cientista de Dados’, ‘Computação Móvel’, ‘Desenvolvimento de Games’ e ‘Inteligência Artificial’.

INTELIGÊNCIA EM SAÚDE
O conceito de saúde vem sendo ressignificado com o passar dos anos, além do tratamento de doenças, os profissionais têm como foco principal a prevenção. Com isso, os cursos de Odontologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fisioterapia e Nutrição apresentam diversas formas de atuação do nos ambientes de cura e cuidado, trazendo temas inovadores e dinâmicos e desenvolvendo experiências tendo como foco as ciências da saúde: ‘Suporte Básico à Vida’, ‘Inteligências Múltiplas’, ‘Nutriflix e Fisioflix – as séries que te levam à saúde do futuro’ e ‘Inclusão, viva esta ideia’.

LÍDER DO FUTURO
Quais as habilidades necessárias para os profissionais do futuro e quais as tendências de mercado? Os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Marketing EaD, Gestão em RH EaD Gestão Financeira EaD te convidam a conhecer os temas inovadores na área da gestão, empreendedorismo e liderança: ‘Empresas B e a Economia Circular’, ‘A tecnologia e a empregabilidade no futuro’, ‘Experiência do consumo no digital’ e ‘Inteligência Emocional e a Internet das Coisas’.

TRANSFORMAÇÃO CRIATIVA
Criar, transformar, dialogar, construir, ressignificar. Essa é a proposta do projeto que engloba os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Design de Moda, História, Letras, Filosofia, Pedagogia, Pedagogia EaD, Jornalismo e Publicidade e Propaganda e te convidam a refletir sobre contextos sociais, históricos e do cotidiano da vida das pessoas com os temas: ‘O potencial transformador da Comunicação e das Mídias Sociais’, ‘Qual o meu lugar no futuro’, ‘A Imaginação no Poder’ e ‘Moda de Rua’.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista da UFN