Mestranda implementa sistematização da assistência de enfermagem com idosos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/01/2023

‘Implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) às pessoas idosas de uma Casa Religiosa de Cuidados Domiciliares, em Santa Maria, RS, Brasil’, é tema de dissertação do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida. O trabalho foi desenvolvido pela enfermeira Francine Casarin e contou com a orientação do professor Silomar Ilha. A apresentação foi realizada no dia 22 de dezembro.

O projeto foi conduzido a partir de uma pesquisa-ação, com uma sequência de oito fases inter-relacionadas que foi da identificação do problema dentro do contexto até a transformação da realidade local. Por meio da pesquisa, a mestranda evidenciou a ausência do processo de enfermagem sistematizado na instituição, conduzindo para implementação junto aos profissionais do local.

Como resultado foi obtido seis produtos tecnológicos: Manual de principais cuidados/procedimento; Manual de rotinas diárias da assistência de Enfermagem; Manual de abreviações e siglas padronizadas para os registros de enfermagem; Manual de Procedimento Operacional padrão, com 15 POPs; Instrumento de registro de enfermagem; Instrumento do Processo de Enfermagem: diagnóstico e prescrição de enfermagem. Além disso, esses resultados vão conduzir a publicação de quatro artigos científicos que serão divulgados em revistas nacionais e internacionais e dois capítulos de livro.

A autora do trabalho, Francine Casarin destaca que para a construção desses produtos tecnológicos foi necessária uma ampla revisão das principais evidências sobre a temática, além da colaboração de profissionais: “O que os torna ainda mais ricos, pois atendem a uma necessidade local, mas não se limitam a esta, pois podem servir de base para auxiliar na consolidação da SAE em outras realidades de cuidado as pessoas idosas”.

Já o professor Silomar Ilha ressalta que a pesquisa teve alto impacto na realidade investigada, já que foi implementada uma metodologia de trabalho junto aos profissionais atuantes no cenário, assim contribuindo para a melhoria do cuidado às pessoas idosas. “Os artigos que serão publicados, contribuirão para que a pesquisa realizada possa ser reproduzida em outros cenários com vistas a construção de conhecimento, qualidade do cuidado, e organização do processo de trabalho em diferentes realidades”, complementa o orientador do trabalho.


Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Foto: Divulgação/Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação