Integrantes da UFN participam do lançamento de editais da FAPERGS Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/05/2019

A Universidade Franciscana se fez presente na solenidade de lançamento de Editais pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), que visa incentivar a pesquisa científica e promover a inovação tecnológica, vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), totalizando um investimento de R$ 21 milhões.

A UFN foi representada pelos professores Marcos Alexandre Alves, Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, e Dirce Stein Backes, Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil. A atividade ocorreu na segunda-feira, dia 27 de maio de 2019, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Na ocasião, o diretor-presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin destacou o slogan da FAPERGS: “O futuro se faz com pesquisa”. Segundo ele, com pesquisa se gera conhecimento e com conhecimento promove-se o desenvolvimento tecnológico. Dellagostin ainda afirmou que é desta forma que os pesquisadores trazem benefícios econômicos, sociais e ambientais para a sociedade. Na sequência, o gestor apresentou quatro editais que contemplam a pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento, no empreendedorismo e na inovação tecnológica:

Programa Pesquisador Gaúcho (PqG): Destinado a todas as áreas de conhecimento, com um investimento de R$ 10 milhões visando atender até 300 projetos;

Cooperação FAPERGS/FAPESP: Visa o apoio a projetos que envolvem a participação de equipes de SP e do RS. As equipes de cada estado serão apoiadas pela respectiva FAP. O edital prevê o aporte de até R$ 2 milhões por parte da FAPERGS e até R$ 4 milhões por parte da FAPESP. Haverá alinhamento dos projetos às tecnologias portadoras de futuro identificadas como prioritárias para o estado do RS;

Programa Doutor Empreendedor (PDEmp): É uma ação inovadora da FAPERGS, a qual visa a transformação de conhecimento, gerado nas ICTs, em valor para a sociedade. O edital PDEmp contará com a parceria do CNPq e do SEBRAE/RS. O valor global do edital será de R$ 3,39 milhões. Através deste edital serão apoiadas 20 propostas de criação, por doutores, de empresas de base tecnológica. A Submissão de propostas para estes três (3) estará aberta de 28/05 a 12/07 pelo SigFapergs

Programa Centelha: Programa do governo federal, implementado através de parceria com a FINEP/FAPERGS e visa o apoio à criação de startups de base tecnológica. Os parceiros estaduais deste programa são: BADESUL, SEBRAE/RS e REGINP. O Centelha conta com o aporte de R$ 1,1 milhão da FINEP e de R$ 735 mil da FAPERGS. Este recurso possibilitará o apoio de até 50 startups. Submissão de propostas estará aberta de 03/06 a 18/07 pelo Sistema Centelha.

O Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFN explicou que o objetivo destes editais é promover o desenvolvimento, a tecnologia e a inovação por meio de pesquisas em diferentes ambientes Universitários.

“Este investimento de 21 milhões na pesquisa, patrocinado pela Fapergs e seus parceiros, é um grande incentivo, principalmente nesse momento de escassez que o estado e o país está vivendo. Agora, nós pesquisadores precisamos unir as forças, pensar e desenvolver projetos de pesquisa que possam oferecer e promover ciência, tecnologia e inovação para impulsionar o desenvolvimento da economia do país”, destacou o professor Marcos Alexandre Alves.

O secretário da SICT, Luís da Cunha Lamb destacou os países que basearam a sua economia no conhecimento, e que esta gestão do governo entende a importância das universidades e da pesquisa para o desenvolvimento do Estado. Ele acrescentou que, os pesquisadores têm que ter em mente que precisam traduzir aquilo que produzem para que a sociedade conheça o que a pesquisa pode trazer de benefícios.

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite enfatizou que há um grande comprometimento com a pesquisa e com a inovação e que elas são estratégicas para esta gestão.

“A necessidade da reestruturação do Estado exige encaminhar soluções estruturantes para que possamos investir de forma mais expressiva em pesquisa, ciência, inovação e tecnologia. Tudo isto é fundamental para que o RS assuma a seu papel de vanguarda na pesquisa”, finalizou.