06/04/2018
Um convite à reflexão diante da simbólica caminhada Jesus Cristo até o Calvário. Com esta proposta que a Universidade Franciscana (UFN) recebe a Exposição Coletiva Via Crucis, organizada na sala de exposições Angelita Stefani, em parceria com o Museu de Arte de Santa Maria (MASM).
A Mostra segue aberta ao público até 25 de abril. Os horários disponíveis para visitação são de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, e nas terças e quinta das 9h às 12h.
Com curadoria de Círia Moro,professora no Curso de Design da UFN, e Márcio Flores, diretor do MASM, foram reunidas obras de quatorze artistas visuais de Santa Maria, incluindo a própria curadora.
Antônio Júnior, Elzi Mezzomo, Helena Mecedo, Hélvia Schneider, Juan Amoretti, Kelly Júlia Pfuller, Lisianne Golçalves, Luciano Santos, Marcio Flores, Miriam Finger, Regina Rigão, Thaís Feistler e Vani Foletto apresentam perspectivas diversas e técnicas mistas para dar vida a história de Cristo.
Círia explica que as obras escolhidas foram produzidas especialmente para esta Exposição, mediante um convite feito a cada artista. Além dos aspectos voltados à espiritualidade, acuradora apresenta outro ponto importante dentro os objetivos da Mostra.
“Para compor a Via Crucis reunimos professores da UFN, alunos do Curso de Artes da Universidade Federal de Santa Maria, dentre outros profissionais do meio, desta forma contribuímos para a convivência de diferentes artistas e fortalecemos a cena artística local’’.
A curadora conta que este formato surgiu na instituição no ano passado, na Exposição que reuniu diferentes interpretações de presépios natalinos.