Evento realizado na UFN irá contribuir para o plano de saúde municipal Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/03/2023

Ocorreu nesta quinta-feira (18), a Pré-Conferência de Saúde na UFN que foi promovida pelo Núcleo de Estados e Práticas em Saúde Coletiva da Universidade Franciscana (UFN). Com a temática ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia’, o evento reuniu profissionais da saúde, acadêmicos e professores no salão de atos do Prédio 13 – Conjunto III. A atividade é uma das que antecedem a Conferência Municipal de Saúde que ocorrerá nos dias 31 de março e 1º de abril, no Itaimbé Palace Hotel.

A Pré-Conferência realizada na UFN contou com a presença da secretária adjunta de Saúde de Santa Maria, Ana Paula Seering; da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Carmo Quagliato; e do presidente da Conferência Municipal de Saúde, Alex Barcelos Monajar. Foram organizadas turmas de debate do tema da Pré-Conferência, onde a professora Aline Kruger Batista coordenou as ‘Oficinas em Grupos de Trabalho’. Ao final ocorreu uma ‘Plenária das Oficinas', com a professora Fernanda Pires Jaeger.

A professora do curso de Enfermagem da UFN e coordenadora de estágios em Saúde Coletiva e do Pet-Saúde, Juliana Colomé, explica que a Conferência de Saúde ocorre este ano em todo o território nacional que é antecedida pelas etapas preparatórias, com fases municipais e estaduais, que culminam no plano nacional. Ela esclarece, também, que estas Pré-Conferências, que é o caso do que a UFN está promovendo, são espaços de discussão sobre os caminhos para a saúde brasileira para os próximos quatro anos. “É um momento de ouvir a sociedade e dialogar sobre o que pensamos, como vemos a saúde e como ela se apresenta. De um modo coletivo a partir de um diálogo pensar estratégias para melhorar essa saúde”, destaca Juliana. Ela também comenta que foram chamados a integrar esse momento representantes da gestão da saúde de Santa Maria para o diálogo com a comunidade acadêmica.


Ana Paula Seering, Secretária Adjunta de Saúde de Santa Maria, explica que a Pré-Conferência serve como embasamento para a Secretaria de Saúde estruturar o seu planejamento e então pode criar os planos municipal de saúde com programações anuais. “Vale a pena ocuparmos este espaço para pensar e propor ideias. Estamos fazendo mais de trinta conferências, são espaços como esse que estão sendo proposto para estarmos juntos. Foram pensados para escutar, e não ser discutido apenas nos serviços de saúde, mas também com a comunidade”, evidencia a Secretária.

A fisioterapeuta, Maria Vitória Matana, faz parte da Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada com Ênfase em Infectologia e Neurologia da UFN, e destaca que: “é muito importante para nós porque como já foi dito hoje é um marco nas próximas gestões a gente vai poder exemplificar e demonstrar tudo o que hoje é um descontentamento, sugestões ou melhoria”. Para ela enquanto residente e profissional de Fisioterapia enxerga os défices nos serviços nas redes de atenção. Também acredita que o município tem um grande poder: “nós enquanto profissionais acho que esse momento é muito significativo”.


Texto/Fotos: Vitória Oliveira



divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação