09/08/2022
Os acadêmicos dos cursos de Design e Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN) realizaram, nos meses de julho e agosto, a entrega de projetos desenvolvidos na disciplina extensionista de Design Social para instituições de Santa Maria. A atividade foi ministrada pelos professores Caroline Manucelo Colpo e Gabriel Barbieri.
Segundo a professora do curso de Design de Moda, Caroline Manucelo Colpo, a disciplina aborda o quanto o designer deve desenvolver um olhar sensível ao identificar necessidades dos seres humanos em contextos vulneráveis. A docente explica que na primeira semana de aula foi realizada uma pesquisa de campo com o objetivo que os alunos identificassem oportunidades para desenvolver projetos de design social nos contextos locais da cidade. Logo após a pesquisa, foram citadas várias instituições que passam por um status de vulnerabilidade ou de exclusão na sociedade, com isso os grupos foram divididos para o desenvolvimento da ação.
Um dos projetos foi realizado na Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Maria, destinado para crianças e adultos com deficiência física, sensorial ou intelectual. O projeto consistiu na criação do ‘Arte Terapia’, que tem como finalidade realizar oficinas de arte no local. Os estudantes criaram a identidade visual e irão confeccionar peças em algodão cru como matéria-prima. O grupo também conseguiu a doação de tintas, lápis de cor, quadros, aquarela e outros materiais que já foram entregues à APAE. Participam do projeto os acadêmicos Cristiano Darlan Bailke, Paula Dariva e Rita de Cássia Englert Montag.

O segundo projeto foi realizado no Abrigo Espírita Oscar Pithan e foi destinado aos idosos. A iniciativa consistiu na criação de canteiros com medidas adequadas e confortáveis aos idosos, que servirão para plantas de chá. Além disso, também houve a criação de aventais impermeáveis para os idosos usarem ao realizar as atividades. Participaram do projeto os acadêmicos: Carine da Silva de Menezes, Eduardo Reimann Steglich, João Vitor Lovato Possebon, Juliane Fernandes Flores, Thaiane Maria da Silva Santos e Thaís Fagundes Lemberck.
Já o último projeto foi realizado na Escola Especial Reinaldo Cóser e foi destinado à crianças e adultos surdos e com deficiências auditivas. A atividade consistiu na criação de um glossário com lustrações exclusivas sobre conhecimentos gerais da cidade santa Maria e região. Os acadêmicos que participaram do projeto foram: Eduarda Martins da Silveira, Lia Mello Zago, Maria Antônia Zóffoli Costa e Thomas da Silva Sasso.



Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Cursos de Design e Design de Moda