30/08/2023
Nesta terça-feira (29 de agosto) em comemoração ao Dia do Psicólogo, celebrado no domingo (27 de agosto), o curso de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN) promoveu o XVII Encontro Brasileiro sobre o Pensamento do psiquiatra e pediatra Donald Woods Winnicott abordado em sua obra ‘Tudo começa em casa’. O encontro ocorreu no Prédio 13 - Conjunto III de forma híbrida para o público da UFN e externo.
O curso já possui o costume de comemorar o Dia do Psicólogo como forma de celebrar a chegada dos novos estudantes. Neste ano, a parceria foi com a clínica Espaço Potencial, que foi fundada pela coordenadora do curso, a professora Fernanda Real que comenta: “Realizar esse encontro nesse espaço tem o propósito de oportunizar de uma forma presencial aos nossos alunos o Encontro Brasileiro, podendo recebê-los em comemoração ao Dia do Psicólogo”.
A atividade iniciou com a apresentação do curso e do corpo docente aos calouros do 2º semestre, na sequência a estudante Maria Eduarda Diogo, do 7°semestre, apresentou seu trabalho intitulado ‘A narrativa do RAP e a família contemporânea: um estudo sob a ótica winnicottiana’. “O propósito do evento é trazer um pouco mais sobre a psicanálise winnicottiana para o curso. É maravilhoso abordar a psicanálise, eu particularmente pretendo seguir essa área após a minha formação”, conta Maria.
Para complementar o tema abordado pela acadêmica, ocorreu um momento artístico-musical de rap. Logo após, foi oferecido um café para os presentes e o encontro finalizou com a palestra online dos especialistas. Para abordar o assunto sobre psicanálise foram convidados o psicólogo e especialista em psicoterapia psicanalítica Cleon Cerezer com o tema ‘Psicologia e práxis: onde tudo começa?’, a psicóloga e psicanalista Katherine Gonzaga que abordou ‘O eu-familiar e o não-eu-familiar no contexto escolar’ e a psicóloga psicanalista Maria Regina Mendes apresentando ‘tudo começa em casa…transitando pelas falhas ambientais’. O ‘Pensamento de D.W Winnicott’ aborda questões sobre a importância do ambiente familiar para uma construção psíquica e reflexões sobre o ser humano e as relações nos dias atuais.
Texto e Fotos: Vitória Gonçalves/Estagiária de Jornalismo