01/09/2022
A partir do ano que vem, uma novidade no ensino da Universidade Franciscana (UFN) abre novas possibilidades de aprendizagem e de formação profissional com a criação do curso de Engenharia Civil. A resolução foi aprovada em reunião do Conselho Universitário (Consun) realizada na última terça-feira (30 de agosto) e atende à demanda de um mercado aquecido e com vagas para profissionais de qualidade. O curso, que será realizado no período noturno e terá 10 semestres, terá 40 vagas disponíveis já no Vestibular de Verão 2023 que terá inscrições abertas a partir de 30 de setembro.
Um dos diferenciais do curso de Engenharia Civil é o turno em que os futuros acadêmicos poderão estudar já que, diferentemente de outras Universidades da região em que as aulas são no período diurno, na UFN será durante a noite. Para a Pró-reitora Acadêmica, professora Vanilde Bisognin, esta dedicação deu-se pelos levantamentos de dados realizados na região em que foi apontada uma demanda expressiva de pessoas interessadas em poder fazer esta Graduação no turno da noite. Destaque, também, para a integração com a modelagem de ensino presente na graduação em Arquitetura e Urbanismo.
De acordo com a Pró-reitora Acadêmica, a Universidade já tem uma estrutura bastante avançada em diferentes laboratórios, devido aos outros cursos na área de Engenharia já em funcionamento. “Nós já temos uma infraestrutura adequada para o funcionamento e estamos construindo um projeto pedagógico bastante atual e contemporâneo, incluindo todas as novas tecnologias e todas novas tendências da construção civil da atualidade”, comenta a respeito da nova proposta que se integra ao Projeto Pedagógico dos demais cursos de Engenharia.
A proposta também irá se conectar aos cursos da Área de Ciências Tecnológicas e será um dos pilares presentes formação do novo Parque Tecnológico, o ITEC Park UFN, conforme relata a vice-Reitora, Solange Binotto Fagan: “É muito bem-vindo, já que podemos trazer novas tecnologias para a área da construção civil de Santa Maria que já é referência”. A aprovação pelo Conselho Universitário está alinhada ao posicionamento institucional que, conforme a Reitora e professora Iraní Rupolo é resultado da ampliação da visão acadêmica da Universidade.
Na mesma reunião, os membros do colegiado ainda aprovaram os Editais do Vestibular de Verão 2023 para Medicina e demais cursos de Graduação com realização nos dias 5 e 6 de dezembro deste ano e com inscrições de 30 de setembro a 10 de novembro.
Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista