Biblioteca da UFN recebe o nome de Irmã Consuelo Silveira Netto Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/06/2022

Na última quinta-feira (09), a Biblioteca da Universidade Franciscana (UFN) recebeu o nome de Irmã Consuelo Silveira Netto, fundadora e primeira diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC) que, posteriormente, daria origem à Universidade Franciscana. A Irmã Consuelo, possuía várias dignidades acadêmicas, títulos e diplomas. Foram-lhe conferidos a Medalha e Diploma de Pacificador e o Diploma e Medalha de Mérito Acadêmico pelas Faculdades Integradas de São Gabriel. Em 1984, ano do Sesquicentenário da fundação da Congregação Franciscana, publicou um livro ‘Ela foi mensageira da Paz’ sobre a vida de Madre Madalena Daemen.

A apresentação da placa foi feita pela Reitora da Universidade, professora Iraní Rupolo, e pela Diretora da Biblioteca da UFN, Eunice Olivera. “Por meio deste espaço, desejamos que nossos estudantes, professores e colaboradores, possam encontrar motivação para novas conquistas acadêmicas e ir além de seus dons naturais”, comenta a bibliotecária em seu discurso. A homenagem foi composta por um letreiro, um quadro pintado pelo Artista Plástico Juan Amoretti, a assinatura da homenageada e uma bancada expositora com pertences que fazem referência à religiosa e sua trajetória.

“Ciência, humanidade e valores. Sabemos que uma biblioteca é feita de livros, mas ela é feita também de pessoas. Pessoas que leem, que movimentam a biblioteca e se a Biblioteca Irmã Consuelo Silveira Netto é como dizem muitos autores ‘O coração da Universidade’, pelo saber, pela ciência, por essa densidade científica que abriga, então ela só tem valor se for consultada”, destacou a Reitora.

O momento também contou com a participação do professor Erick Kader Calegaro Correa, coordenador do curso de Letras – Português e Inglês, que declamou o Hino da FIC. No final da homenagem, o Frei Valdir Pretto, que é Assessor Espiritual da Universidade, realizou uma benção a todos os presentes no local.

Texto e Fotos: Gabriela Neto / Estagiária de Jornalismo