Como você imagina o dia de um publicitário?
Em um ambiente colorido, descontraído, sempre com uma xícara de café à mão? Discutindo ideias com os colegas, pensando em campanhas publicitárias e criando novos materiais?
Essa é a imagem mais comum que às pessoas têm do profissional de publicidade, até porque já foi retratada dessa forma por diversas vezes em filmes e seriados. E sim, tudo isso também pode fazer parte do dia a dia de quem escolhe seguir carreira nesta área.
Mas as possibilidades do curso de Publicidade e Propaganda vão muito além disso e, de acordo com a sua competência e o seu interesse, você pode experimentar dessa diversidade já na faculdade.
A seguir, listamos algumas das áreas onde o publicitário poderá ocupar espaço:
Agências de Publicidade
É comum que o estudante de publicidade vá procurar suas primeiras oportunidades, seja de estágio ou de trabalho efetivo, em uma agência de publicidade. Dentro da própria agência, o trabalho costuma se dividir em diversas áreas, como:
- planejamento, que define os objetivos e estratégias que serão adotadas em todas as peças, ações e na divulgação das campanhas;
- redação publicitária, técnica responsável pela criação de textos para campanhas de divulgação;
- atendimento, área responsável pelo relacionamento e pelos contatos entre a agência e seus clientes;
- mídia, responsável por planejar, escolher os veículos de comunicação onde a campanha será veiculada e até mesmo fazer a negociação dos valores;
- direção de arte, que cria toda a parte visual das campanhas, equilibrando imagens e textos em peças como: anúncios de jornal, outdoor, cards para redes sociais, dentre muitas outras.
Indo além das agências, o publicitário também poderá atuar em áreas como:
Fotografia
Na produção de fotografias que, posteriormente, farão parte de campanhas publicitárias com o objetivo de chamar atenção de possíveis clientes e vender. Fotografia de moda e fotografia de produtos são alguns exemplos.
Social media
Criando conteúdo relevante e gerenciando as marcas nas redes sociais. O trabalho envolve bastante planejamento para manter um bom relacionamento e a interação com o público e, ao mesmo tempo, divulgar produtos e serviços das marcas.
Audiovisual
Na produção de vídeos institucionais e/ou promocionais para marcas, para campanhas eleitorais, eventos, dentre outros. Aqui, o publicitário também terá a possibilidade de se especializar em alguma das subáreas, como planejamento e roteiro, produção, direção, edição de vídeo, dentre outras.
Pesquisa de mercado
No planejamento e execução de pesquisas para entender as preferências e o comportamento do público. Os dados e informações levantados nestas pesquisas servem como base para as estratégias de marketing e divulgação.
Branding (Gestão de Marca)
Vai além da logomarca e da identidade visual de uma marca. Na gestão de marca, o publicitário trabalha em ações e estratégias para construir e consolidar as marcas no mercado, criando admiração pelos valores e pelo posicionamento da marca, além do desejo entre os consumidores.
Esses são só algumas das possibilidades! Se você é uma pessoa criativa, curiosa e com bom relacionamento interpessoal, o curso de Publicidade e Propaganda pode ser para você! Conheça mais sobre o curso aqui na UFN.