Formação de professores em Ciências e Matemática
Desenvolve investigações sobre a formação inicial, continuada e em serviço nos diferentes níveis e espaços educativos nos quais os professores de Ciências e de Matemática atuam, tendo por referência a relação entre os aspectos pessoal-profissional da formação, bem como os saberes e fazeres específicos das áreas de Ciências e Matemática para a constituição da docência. A formação é compreendida como um processo de natureza social, envolvendo atividades interpessoais que compreendem os sujeitos que se preparam para serem professores (formação inicial) e aqueles que já estão engajados na profissão docente (formação continuada e em serviço).
A linha investiga: as trajetórias de formação docente e discente, envolvendo a construção de saberes e fazeres específicos e pedagógicos; o processo de mediação e interação em sala de aula; a aprendizagem docente e da docência; a produção dos saberes específicos e profissionais, acadêmicos e escolares em Ciências e Matemática. Tem por finalidade a aquisição, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de competências e práticas educativas, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.
Professores vinculados
Ana Marli Bulegon
Eleni Bisognin
Greice Scremin
Jean Claude Regnier
José Carlos Pinto Leivas
Leonardo Dalla Porta
Luis Sebastião Barbosa Bemme
Marcos Alexandre Alves
Silvia Maria de Aguiar Isaia
Thais Scotti do Canto Dorow
Valdir Pretto
Vanilde Bisognin
Ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática
Desenvolve investigações de cunho interdisciplinar sobre a organização e inovação no ensino de Ciências e Matemática e suas repercussões no currículo escolar do Ensino Fundamental, Médio e Superior, objetivando a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Entre as abordagens metodológicas para o ensino de Ciências e Matemática, destacam-se a modelagem matemática, a resolução de problemas, a análise de erros, o uso de jogos e materiais instrucionais e o emprego de softwares específicos para a área. Também desenvolve investigações sobre aspectos teóricos e práticos nas Tecnologias de Informação e Comunicação, integrando as linguagens de comunicação, explorando o potencial dos repositórios de materiais educacionais.
No âmbito desses estudos, aprofunda aspectos teóricos dessas abordagens metodológicas, para que seu uso seja ancorado em pesquisas recentes da área de Ensino de Ciências e Matemática. A abordagem de Aprendizagem Independente será especialmente contemplada com disciplinas optativas tratando desta metodologia, como estimuladora da criatividade e capaz de contribuir com a formação de profissionais aptos a enfrentarem os desafios associados a tecnologias inovadoras.
Professores vinculados
Aline Grohe Schirmer Pigatto
Ana Marli Bulegon
Eleni Bisognin
José Carlos Pinto Leivas
Rosemar de Fátima Vestena
Sandra Cadore Peixoto
Solange Binotto Fagan
Vanilde Bisognin