Informações Acadêmicas
Como ingressar
DisciplinasMestrado Acadêmico

Obrigatórias

1 2
P00A0 - Abordagens Metodológicas para o Ensino de Ciências Carga horária: 51h
P00A1 - Abordagens Metodológicas para o Ensino de Matemática Carga horária: 51h
P00B6 - Educação Mediada por Tecnologias Digitais Carga horária: 51h
P00B9 - Elaboração de Dissertação I Carga horária: 17h
P00C0 - Elaboração de Dissertação II Carga horária: 17h
P00F0 - Metodologia da Pesquisa Carga horária: 51h
P00G3 - Teorias de Aprendizagem I Carga horária: 51h
P00G8 - Tópicos especiais no Ensino de Ciências e Matemática Carga horária: 17h

Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática; Formação de Professores de Ciências e Matemática; Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática; Tendências e inovações no Ensino de Ciências e Matemática

P00B0 - Ciências para a Educação Básica e Superior Carga horária: 51h
P00B2 - Diversidade Biológica Carga horária: 51h

Conceito de biodiversidade; Ensino da biodiversidade; Diversidade dos seres vivos e não vivos; Biodiversidade: recursos para o ensino e aprendizagem

P00C4 - Ensino de Ciências e Matemática na Infância I Carga horária: 51h

O currículo da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; Matemática: conceitos referentes à unidade temática Geometria; Ciências: conceitos referentes à unidade temática Vida e Evolução; Organização do trabalho pedagógico em perspectiva interdisciplinar

P00C5 - Ensino de Ciências e Matemática na Infância II Carga horária: 51h

Matemática: Conteúdos e habilidades referentes à unidade temática Álgebra; Ciências: conteúdos e habilidades em referente à unidade temática Terra e Universo; Matemática: Conteúdos e habilidades referentes à unidade temática estatística; Organização do trabalho pedagógico em perspectiva interdisciplinar

P00C6 - Ensino de Ciências e Matemática na Infância III Carga horária: 51h

Matemática: Conteúdos e habilidades referentes à unidade temática padrões numéricos; Ciências: conteúdos e habilidades em referente à unidade temática Matéria e Energia; Matemática: Conteúdos e habilidades referentes à unidade temática Grandezas e medidas; Organização do trabalho pedagógico em perspectiva interdisciplinar

P00D0 - Física Conceitual Carga horária: 51h

Energia e suas medições; Interações e força; Movimentos periódicos; Propriedades dos gases

P00D1 - Física Contemporânea Carga horária: 51h

Teoria da Relatividade; Mecânica Quântica; Nanociências; Física de Partículas

P00D3 - Fundamentos de Álgebra Carga horária: 51h

Conjunto dos números naturais; Conjunto dos números inteiros; Divisibilidade; Conjunto dos números racionais

P00D7 - Fundamentos de Físico-Química Carga horária: 51h

Introdução à Físico-química; Termoquímica e Cinética química; Eletroquímica e Radioatividade; Elaboração de propostas de ensino - Ensino Fundamental e Médio

P00D8 - Fundamentos de Geometria Carga horária: 51h

O ensino de geometria – tendências atuais; Geometria Dinâmica para o ensino de Geometria; Geometria de Transformações; O universo da Geometria Plana e da Espacial na formação de professores de Matemática

P00E3 - Fundamentos de Química Orgânica Carga horária: 51h

Introdução a Química Orgânica; Funções orgânicas; Reações orgânicas; Elaboração de propostas de ensino - Ensino Fundamental e Médio

P00E8 - Matemática para a Educação Básica e Superior Carga horária: 51h
P00F3 - Metodologias para o Ensino de Ciências e Matemática na Infância I Carga horária: 51h
P00G7 - Tópicos de Biologia Celular e Genética Carga horária: 51h

Célula; Gene; Dogma central da Biologia Molecular; Epigenética

Optativas

Código Disciplina Ementa Carga horária Créditos
Obrigatórias 408h
Optativas 51h
ACC 0h
Estágio 0h
Total 459h

Disciplinas
Doutorado

Obrigatórias

1 2
P00A2 - Abordagens Metodológicas para o Ensino e a Pesquisa em Ciências e Matemática Carga horária: 51h
P00A5 - Análise Qualitativa e Quantitativa de Dados Carga horária: 51h
P00C1 - Elaboração de Tese I Carga horária: 17h
P00C2 - Elaboração de Tese II Carga horária: 17h
P00C3 - Elaboração de Tese III Carga horária: 17h
P00E4 - Fundamentos Epistemológicos da Ciência Carga horária: 51h
P00F4 - Metodologias para o ensino de Ciências e Matemática na infância II Carga horária: 51h
P00A4 - Análise Matemática: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 51h
P00A6 - Biologia I: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 51h
P00A7 - Biologia II: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 51h
P00A8 - Biologia III: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 51h
P00A9 - Ciências e Matemática para Anos Iniciais: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 51h
P00B1 - Ciências para Anos Iniciais: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 51h
P00C9 - Física Clássica: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 51h
P00D2 - Física Moderna: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 51h
P00E1 - Fundamentos de Matemática Combinatória Carga horária: 51h

Conjuntos e o princípio da indução; Princípios aditivo e multiplicativo; Funções geradoras e relações de recorrência; Noções sobre grafos

P00E5 - Geometria: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 51h
P00E9 - Matemática para Anos Iniciais: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 51h
P00F6 - Química I: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 51h
P00F7 - Química II: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 51h
P00F8 - Química III: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 51h
P00G2 - Teoria e Aprendizagem em Nanociências Carga horária: 51h

Introdução e conceitos relacionados com nanociências; Propriedades dos nanomateriais; Tipos de nanomateriais; Aplicações e implicações da nanociências

P00G4 - Teorias de Aprendizagem II Carga horária: 51h
P00G9 - Matemática Avançada: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 51h

Optativas

Código Disciplina Ementa Carga horária Créditos
Obrigatórias 408h
Optativas 153h
ACC 0h
Estágio 0h
Total 561h

Horários das aulasMestrado Acadêmico e Doutorado

As aulas acontecem semanalmente:
Mestrado Acadêmico e Doutorado
- às quintas-feiras,turnos da manhã e da tarde;
- às sextas-feiras, turnos da manhã e da tarde.

Grade de horários
Formulários e Modelos
Ecossistema
Planejamento Estratégico Mestrado e Doutorado - Acadêmico

O Mestrado Acadêmico tem por objetivos:

Geral
Capacitar professores de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais) para exercício na educação básica e no ensino superior e para o desenvolvimento de pesquisas na área. Além disso, contribuir para o desenvolvimento de atividades de orientação e planejamento em escolas de Educação Básica.

Específicos
Habilitar mestres nas áreas de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais) para realizar pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, em consonância com as linhas de pesquisa do Curso.

Contribuir com a construção de um suporte teórico-metodológico visando a oferecer consistência pedagógica e científica à apreensão crítica na prática escolar exercida pelo docente em seu locus profissional, sendo capaz de construir produtos para a qualificação do processo de ensinar e aprender.

Explorar abordagens educacionais contemporâneas ancoradas na Aprendizagem Independente, formadora de profissionais compatíveis com os desafios de uma sociedade em que a inovação é central, fazendo uso de tecnologias transformadoras no Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática.

O Doutorado tem por objetivos:

Geral
Proporcionar a formação de doutores, atendendo a demandas de pesquisa articuladas com a área nos diferentes níveis educacionais, potencializando a produção de conhecimento nas linhas de pesquisa.

Específicos
Qualificar recursos humanos que interajam na melhoria dos Sistemas Educacionais da região e do país, ressaltando a importância do seu impacto social.

Consolidar a cultura de pesquisa na área, com a participação de docentes de outras instituições em atividades acadêmicas e de pesquisas propostas no âmbito do programa.

Habilitar doutores nas áreas de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais), para a realização de pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, bem como fazer uso dos instrumentos teórico-práticos específicos da docência.

Possibilitar, a partir da integração entre conteúdos, a criação e investigação de propostas pedagógicas que contemplem necessidades da sala de aula, na educação básica e superior.

Explorar abordagens educacionais contemporâneos ancoradas na Aprendizagem Independente, formadora de profissionais inovadores, fazendo uso de tecnologias transformadoras.