Obrigatórias
Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática; Formação de Professores de Ciências e Matemática; Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática; Tendências e inovações no Ensino de Ciências e Matemática
Conceito de biodiversidade; Ensino da biodiversidade; Diversidade dos seres vivos e não vivos; Biodiversidade: recursos para o ensino e aprendizagem
O currículo da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; Matemática: conceitos referentes à unidade temática Geometria; Ciências: conceitos referentes à unidade temática Vida e Evolução; Organização do trabalho pedagógico em perspectiva interdisciplinar
Matemática: Conteúdos e habilidades referentes à unidade temática Álgebra; Ciências: conteúdos e habilidades em referente à unidade temática Terra e Universo; Matemática: Conteúdos e habilidades referentes à unidade temática estatística; Organização do trabalho pedagógico em perspectiva interdisciplinar
Matemática: Conteúdos e habilidades referentes à unidade temática padrões numéricos; Ciências: conteúdos e habilidades em referente à unidade temática Matéria e Energia; Matemática: Conteúdos e habilidades referentes à unidade temática Grandezas e medidas; Organização do trabalho pedagógico em perspectiva interdisciplinar
Energia e suas medições; Interações e força; Movimentos periódicos; Propriedades dos gases
Teoria da Relatividade; Mecânica Quântica; Nanociências; Física de Partículas
Conjunto dos números naturais; Conjunto dos números inteiros; Divisibilidade; Conjunto dos números racionais
Introdução à Físico-química; Termoquímica e Cinética química; Eletroquímica e Radioatividade; Elaboração de propostas de ensino - Ensino Fundamental e Médio
O ensino de geometria – tendências atuais; Geometria Dinâmica para o ensino de Geometria; Geometria de Transformações; O universo da Geometria Plana e da Espacial na formação de professores de Matemática
Introdução a Química Orgânica; Funções orgânicas; Reações orgânicas; Elaboração de propostas de ensino - Ensino Fundamental e Médio
Célula; Gene; Dogma central da Biologia Molecular; Epigenética
Optativas
Código | Disciplina | Ementa | Carga horária | Créditos |
---|
Obrigatórias | 408h |
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Optativas | 51h |
ACC | 0h |
Estágio | 0h |
Total | 459h |
Doutorado
Obrigatórias
Conjuntos e o princípio da indução; Princípios aditivo e multiplicativo; Funções geradoras e relações de recorrência; Noções sobre grafos
Introdução e conceitos relacionados com nanociências; Propriedades dos nanomateriais; Tipos de nanomateriais; Aplicações e implicações da nanociências
Optativas
Código | Disciplina | Ementa | Carga horária | Créditos |
---|
Obrigatórias | 408h |
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Optativas | 153h |
ACC | 0h |
Estágio | 0h |
Total | 561h |
As aulas acontecem semanalmente:
Mestrado Acadêmico e Doutorado
- às quintas-feiras,turnos da manhã e da tarde;
- às sextas-feiras, turnos da manhã e da tarde.
O Mestrado Acadêmico tem por objetivos:
Geral
Capacitar professores de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais) para exercício na educação básica e no ensino superior e para o desenvolvimento de pesquisas na área. Além disso, contribuir para o desenvolvimento de atividades de orientação e planejamento em escolas de Educação Básica.
Específicos
Habilitar mestres nas áreas de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais) para realizar pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, em consonância com as linhas de pesquisa do Curso.
Contribuir com a construção de um suporte teórico-metodológico visando a oferecer consistência pedagógica e científica à apreensão crítica na prática escolar exercida pelo docente em seu locus profissional, sendo capaz de construir produtos para a qualificação do processo de ensinar e aprender.
Explorar abordagens educacionais contemporâneas ancoradas na Aprendizagem Independente, formadora de profissionais compatíveis com os desafios de uma sociedade em que a inovação é central, fazendo uso de tecnologias transformadoras no Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática.
O Doutorado tem por objetivos:
Geral
Proporcionar a formação de doutores, atendendo a demandas de pesquisa articuladas com a área nos diferentes níveis educacionais, potencializando a produção de conhecimento nas linhas de pesquisa.
Específicos
Qualificar recursos humanos que interajam na melhoria dos Sistemas Educacionais da região e do país, ressaltando a importância do seu impacto social.
Consolidar a cultura de pesquisa na área, com a participação de docentes de outras instituições em atividades acadêmicas e de pesquisas propostas no âmbito do programa.
Habilitar doutores nas áreas de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais), para a realização de pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, bem como fazer uso dos instrumentos teórico-práticos específicos da docência.
Possibilitar, a partir da integração entre conteúdos, a criação e investigação de propostas pedagógicas que contemplem necessidades da sala de aula, na educação básica e superior.
Explorar abordagens educacionais contemporâneos ancoradas na Aprendizagem Independente, formadora de profissionais inovadores, fazendo uso de tecnologias transformadoras.