Obrigatórias
Optativas
Código | Disciplina | Ementa | Carga horária | Créditos |
---|---|---|---|---|
PHL011 | Ética, Humanidades e Democracia | 34h | 2 | |
PHL013 | Educomunicação | 34h | 2 | |
PHL014 | Ensino e Movimentos Socioculturais | 34h | 2 | |
PHL015 | Políticas e Gestão dos Sistemas de Ensino | 34h | 2 | |
PHL024 | Docência Orientada | 34h | 2 | |
PHL029 | Currículo, Educação e Ensino | 34h | 2 | |
PHL030 | Alfabetização e Letramento | 34h | 2 | |
PHL031 | Cidades, Culturas e Territórios Educativos | 34h | 2 | |
PHL032 | Multiletramentos: gêneros e multimodalidade | 34h | 2 | |
PHL033 | Letramento em Língua Adicional | 34h | 2 | |
PHL034 | Tecnologias Digitais no Ensino | 34h | 2 | |
PHL035 | Inclusão, Acessibilidade e Diversidade Humana | 34h | 2 | |
PHL036 | Educação infantil: processos de ensinar e aprender | 34h | 2 | |
PHL037 | Bioética e Diversidade Religiosa | 34h | 2 | |
PHL038 | Seminário temático I | 17h | 1 | |
PHL039 | Seminário temático II | 17h | 1 |
Obrigatórias | 272h |
---|---|
Optativas | 170h |
ACC | 0h |
Estágio | 0h |
Total | 442h |
As aulas acontecem semanalmente:
- às quintas-feiras, turnos da tarde e da noite;
- às sextas-feiras, turno da tarde.
Objetivos do curso:
// Qualificar professores em ensino de humanidades e linguagens para a pesquisa e prática docente, na educação básica e superior, por meio de investigações referentes aos conteúdos e aos processos de ensino e aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, de modo a [re]significar e contribuir para a transformação do ensino em ambientes formais, não formais e informais.
// Qualificar mestres em ensino de humanidades e linguagens para realizar pesquisas científicas dos conteúdos Letras, Filosofia, Geografia, História, Pedagogia, em sintonia com as linhas de pesquisa do curso.
// Contribuir com a construção de uma base teórica-metodológica e epistemológica, a fim de proporcionar fundamentação pedagógica para o ensino de humanidades e de linguagens.
// Desenvolver a capacidade crítica referente à prática escolar exercida pelo docente na atualidade, com vistas à construção de processos e produtos para qualificar e transformar o ensino e a aprendizagem de humanidades e linguagens.
// Investigar abordagens educacionais fundamentadas na metodologia da aprendizagem autônoma, fazendo uso inovador de tecnologias no ensino e aprendizagem de humanidades e linguagens.
// Promover investigações e reflexões sobre as políticas e as gestão educacional para a formação continuada de docentes.
// Fomentar atividades inter e multidisciplinares, promovendo a relação entre teoria e prática para o ensino de humanidades e de linguagens.
// Fomentar a interlocução entre docentes que atuam no ensino básico e superior com vistas à troca de experiências e promoção de novas investigações e/ou proposições de mudanças na prática docente.
// Fomentar a cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa, tanto nacionais quanto internacionais, por meio de Acordos de Cooperação e Mobilidade Acadêmica que permitam a troca do conhecimento e, consequentemente, a produção conjunta de estudos científicos e a socialização desses resultados em eventos de abrangência regional, nacional e internacional.