O ensino bilíngue no Brasil institui que licenciados, além de possuírem proficiência na língua adicional, possuam também conhecimento acerca dos processos de aquisição bilíngue, em especial no Ensino Fundamental - Anos Iniciais, como também a língua inglesa como meio de instrução para com o Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio.
O curso vai ao encontro do que a resolução institui na medida que oferece conhecimentos acerca da aquisição de primeira e segunda língua e o processo de aquisição bilíngue para a Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais e como os profissionais da educação em instituições dessa natureza podem organizar, planejar, ministrar e avaliar o desempenho de seus alunos, tanto no que compete ao ensino de conteúdo quanto à proficiência da língua.
• Conclua em 06 meses
• 360 horas
• 22 de junho de 2023
• EAD
• 9x R$179
Clique e conheça nossa estrutura física.
Para quem
Professores da Educação Básica e Superior ou demais graduados com interesse em atuar no Ensino Bilíngue.
Aprenda com mestres e doutores referências em suas áreas de atuação
• Profa. Me. Manuela Bisognin Custódio
• Profa. Dra. Juliane Marschall Morgenstern
• Profa. Dra. Graziela Frainer Knoll
• Prof. Dr. Márcio Paulo Cenci
• Prof. Dr. Erick Kader Callegaro Correa
• Prof. Me. Iuri Lammel Marques
• Prof. Me. Fabrício Tonetto Londero
• Profa. Me. Taize de Andrade Machado Lopes
• Profa. Dra. Leticia Machado Spinelli
• Profa. Me. Ail Conceiçao Meireles Ortiz
- Introdução ao contexto bilíngue
- Aquisição bilíngue
- Metodologias de ensino para as novas gerações
- Língua Inglesa na escola: educação infantil e anos iniciais
- Ensino e aprendizagem: cognição interação e significação
- Competência para a formação de professores bilíngues
- Tecnologia educacionais
- Avaliação no Ensino Bilíngue
- Optativa I
- Optativa II
- Produto Educacional
Especialização em Ensino
Os cursos de Especialização EAD da Universidade Franciscana buscam subsidiar professores no planejamento e nas práticas de ensino, contemplando novas orientações curriculares e, em especial, metodológicas, anunciadas por documentos educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Gaúcho e o Documento Orientador Curricular de Santa Maria/RS.
Por eles, perpassa um eixo comum em que serão abordados aspectos referentes a novas metodologias para as novas gerações, práticas metodológicas digitais, aspectos organizadores e desafios apontados pela BNCC, docência e seus desafios, diversidade, inclusão, humanidades. Já o eixo específico atende às especificidades de cada área proposta, sempre sobre uma abordagem interdisciplinar e contextualizada.
A matriz curricular contempla uma novidade: a construção de produtos educacionais a partir das vivências dos professores participantes. A produção terá a possibilidade de publicação sob a forma de monografia ou artigo e forte aplicabilidade sobre às práticas pedagógicas de sala de aula.
Períodos para ingresso
Nos cursos de Especialização EAD, há quatro períodos para ingresso, conforme o calendário acadêmico. O estudante poderá optar por ingressar nos meses de março, maio, agosto ou outubro. Em qualquer um dos casos, o curso terá duração de 12 meses e os módulos não possuem pré-requisitos. Ou seja, o estudante poderá matricular-se em qualquer dos módulos que estejam sendo ofertados.
Secretaria de Pós-graduação
Sala 310 – 3° andar- Prédio 16 – Conjunto III | Telefone: (55) 3025 1202 - Ramal 9092 | E- mail: secprpgpe@ufn.edu.br
Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa
Endereço: 6º andar- Prédio 7- Conjunto I | Telefone: (55) 3220-1204