17/01/2022
Dentre os parceiros do Ambiente de Inovação - ITEC da Universidade Franciscana (UFN) , que incentiva a partir fornecimento de espaço físico aos empreendedores, além de capacitações, assessorias e instruções, está a Maria Cult. Um projeto de jornalismo independente que acompanha a agenda cultural da cidade de Santa Maria.
Apresentado em janeiro de 2020, a partir da criação de um perfil nas redes sociais Instagram e Facebook, desde abril de 2021 integra a ITEC. “Nascida na Cidade Cultura, marcada por diferentes histórias e costumes de pessoas que moram e passam por aqui, a iniciativa visa a coletividade e a resistência, com protagonismo de múltiplas vozes e manifestações”, cita Paola Saldanha, Jornalista e Co-idealizadora da Maria Cult.
A equipe é composta por três profissionais formados pelo curso de Jornalismo da UFN: Deivid Pazatto (Co-fundador), que também é Especialista em Estudos de Gênero, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atua como editor, repórter e social media no projeto; Paola Saldanha (Co-fundadora), que desempenha as funções de editora e repórter na iniciativa e Fabian Lisboa, que atua como repórter no projeto.
Paola ressalta a importância da UFN na idealização deste projeto: “Não teríamos condições financeiras para ter um espaço físico de trabalho, além de expertise em áreas que fogem da nossa formação. Com isso, o Ambiente de Inovação da Universidade Franciscana possibilita que o projeto tenha sua sala, com todos os serviços e necessidades básicas atendidos: água, luz, internet, telefonia e segurança. E também oferece um importante espaço de troca de conhecimento e experiências entre os demais incubados e profissionais que integram a universidade e o mercado”.
Para mais informações sobre o projeto, acesse o site e suas redes sociais:
Facebook: /MariaCultSM | Instagram: @mariacultsm