09/09/2020
No início do mês de setembro, estudantes da Especialização em Ensino de Humanidades, modalidade EaD, apresentaram os Produtos Educacionais, defendidos como Trabalho Final de Curso da primeira edição da Pós-graduação Lato Sensu.
Isso por que os cursos de Especialização EaD oferecem uma disciplina obrigatória, denominada Produto Educacional, onde o estudante elabora uma produção didática, sob acompanhamento de professor titular e com supervisão de um professor relacionado à temática, proposta nesse caso pela Profa. Ail Meireles Ortiz.
A produção final é validada por uma comissão examinadora, a partir dos indicadores, previamente definidos. Os produtos podem envolver mídias educacionais, tais como:
- Vídeos;
- Simulações;
- Animações;
- Vídeo aulas;
- Experimentos virtuais;
- Áudios;
- Objetos de aprendizagem;
- Aplicativos de modelagem;
- Aplicativos de aquisição e análise de dados;
- Ambientes de aprendizagem;
- Páginas na internet e blogs;
- Jogos educacionais.
A proposta de ensino tem como sugestão de experimentos e outras atividades práticas como: sequências didáticas, propostas de intervenção, roteiros de oficinas, material textual (manuais, guias, textos de apoio, artigos em revistas técnicas ou de divulgação, livros didáticos e paradidáticos), histórias em quadrinhos e similares e materiais interativos (jogos, kits e similares).
A atividade, realizada de maneira online, contou com a participação da Vice-reitora Profa. Solange Fagan, e da coordenadora da UFN Digital, Profa. Taize Andrade. Na sequência, o Prof. Márcio Cenci realizou seu pronunciamento em torno da temática “Humanidades, Ensino de Humanidades e os Produtos Educacionais”. A defesa dos Produtos Educacionais, foi realizado pelas acadêmicas Branca Diva Maciel Fonseca, Letícia Melo Guimarães e Rafaela Lermem Brick, seguido de manifestação dos integrantes das bancas avaliadoras.
Confira as produções:
1) Produto Educacional: O lugar e a educação ambiental - Branca Diva Maciel Fonseca
O trabalho é baseado na necessidade constante de abordar e promover a conscientização dos estudantes e suas famílias, que moram na Comunidade Nova Santa Marta, em Santa Maria-RS, sobre as questões de cuidados com o meio ambiente.
A produção envolveu a elaboração de podcast, uma ferramenta simples, acessível e muito eficiente para formar consciência ambiental, de cuidados, responsabilidade e compromisso comunitário. A produção textual destinou-se à educação infantil, com anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental, professores, funcionários e comunidade.
2) Produto Educacional Biomas Brasileiros: Uma ferramenta Digital para a Educação Geográfica - Leticia Medianeira Melo Guimarães
Foi construído um produto educacional, em formato de jogo digital levando em conta a importância do fator lúdico no processo de ensino e aprendizagem.
Portanto, a justificativa da temática se dá a partir da dinâmica de que, a cada dia mais os alunos estão mais conectados ao meio digital e, inversamente, caminha a escola tradicional. O objetivo da elaboração consistiu em produzir uma ferramenta digital para a educação geográfica sobre biomas brasileiros.
3) A mediação da leitura literária: Uma proposta de gamificação da obra “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, para jovens - Rafaela Lermen Birek
O estudo diz respeito à produção de um produto educacional que traz como tema uma proposta de estratégia de leitura para clássicos da Literatura a fim de tornar os textos mais atrativos ao público-alvo, e assim, tornar a leitura mais interessante e dinâmica.
Apresentar o clássico O Cortiço, de Aluísio Azevedo, de modo interativo para os jovens por meio da gamificação e, por fim, estimular a curiosidade sobre a Literatura para incentivar a leitura literária.