Aula Inaugural de Publicidade e Propaganda discute “Os impactos da pandemia no mercado publicitário” Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/04/2021

O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN) realizou neste mês, uma Aula Inaugural para discutir questões acerca da temática “Os impactos da pandemia no mercado publicitário”. Para palestrar sobre o tema, foram convidadas as publicitárias, Shaiana Antonello e Suelem Calgaro, egressas do curso da UFN e sócias na agência Montanea Criativa. O encontro ocorreu no dia 15 de abril, às 9h30, por meio da plataforma Microsoft Teams.

A ideia do tema surgiu por intermédio da necessidade da conexão acadêmica, com as noções do mercado de trabalho. A fim de complementar o conceito, “a mostra da realidade das práticas e estratégias do nicho profissional, tornou-se necessária nas perspectivas dos alunos”, ponto enfatizado pela coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Graziela Knoll. “A aula inaugural teve como propósito funcionar como um momento integrador entre todos os semestres da graduação. Os encontros coletivos são importantes para levar uma fala relevante sobre o contexto do mercado publicitário”, destacou.

A atividade foi direcionada aos estudantes e docentes do curso, assim como aos egressos da Publicidade e Propaganda, da UFN. Ela buscou mostrar um pouco do serviço profissional, em período de adaptação durante a pandemia. “Objetivou-se destacar aos estudantes que, para quem lida com comunicação e publicidade, tem sido um cenário de adaptação, em que nosso setor encontrou formas de sobreviver e continuar as atividades com eficiência e inovação”, complementou Graziela.

A professora reforça, do mesmo modo, que a referida área veio a colaborar com outros segmentos da economia local, que passaram a utilizar de estratégias de comunicação elaboradas pela esfera de criação.

Sócia na agência Montanea Criativa, Shaiana comenta que a mudança do comportamento do consumidor e o surgimento das novas mídias, acarretaram em parte do impacto causado pela pandemia no mercado publicitário: “A sensação é de que vivemos 10 anos em um. Tivemos que nos atualizar diariamente e nos adaptar às mudanças tão repentinas, seja do planejamento para o cliente ou de uma nova ativação que pode ser aproveitada sem perder o ''timing''”.

Para a especialista em Marketing Estratégico, além da necessidade de lidar com a responsabilidade da comunicação dos clientes, há o desafio de flexibilização diante do novo cenário, enquanto empresa. “Como todo problema tem uma solução, acredito que quem souber explorar outras alternativas e recursos, da melhor forma, vai sair fortalecido dessa situação”, finalizou.


Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
Imagem: Divulgação / Publicidade e Propaganda


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